O ambiente vai ficar pesado Finalmente, o mundo ganhou consc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: ESEF - SP
Q1229549 Português
O ambiente vai ficar pesado 
Finalmente, o mundo ganhou consciência da necessidade de agir rapidamente para evitar a degradação do ambiente e, por isso, tomou a medida mais drástica que se pode tomar – lançou, contra todos os que recusam reconhecer o problema das alterações climáticas, a força mais exasperante e destruidora da natureza, uma adolescente.  Sou pai de duas adolescentes e sei que não pode haver adversário político mais irritante, impertinente e respondão. Tenho sofrido muito nas mãos destas políticas engenhosas e implacáveis. Donald Trump não sabe onde se meteu.  A Greta não precisa convencê-lo de que o mundo caminha para a extinção. Cinco minutos de conversa com ela e não só ele passa a acreditar que o mundo vai mesmo acabar como vai desejar que acabe o mais depressa possível. A única vantagem de Donald Trump é que pode usar a estratégia infantil de tapar os ouvidos e gritar até a Greta ir embora. Mas é muito improvável que ela se canse primeiro do que ele.  Trump há de querer ir brincar e a Greta não deixa. Nem sequer o velho estratagema de a mandar para a escola para descansar um pouco resulta, porque agora a adolescente pode argumentar que gostaria muito de ir para a escola, mas não pode porque o mundo precisa dela. É xeque-mate.  Talvez este modelo de ativismo extraordinariamente eficaz possa ser usado para atacar todos os outros problemas do mundo. Sempre que for preciso comparecer a mesas de negociação, os sindicatos enviam um adolescente para discutir com o patronato. Os salários passam a se chamar mesada, e ele consegue um aumento de 50% só para se calar e pôr a música mais baixo.  Nas câmaras dos deputados, os líderes dos blocos parlamentares dos partidos da oposição passam a ser deputados de 14 anos cheios de vigor, irreverência e acne.  Conseguem fazer passar vários projetos de lei importantes a troco da promessa de irem almoçar na casa dos avós no domingo sem fazer cara feia e de limparem o quarto. Creio que, completamente por acaso, talvez tenhamos descoberto a maneira de tornar o mundo melhor. 
(Ricardo Araújo Pereira, Folha de S.Paulo, 29.10.2019. Adaptado.)
Nem sequer o velho estratagema de a mandar para a escola para descansar um pouco resulta, porque agora a adolescente pode argumentar que gostaria muito de ir para a escola, mas não pode porque o mundo precisa dela.
É correto afirmar que a conjunção destacada expressa a ideia de 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A questão abordada trata da interpretação semântica de conjunções, um tema importante na gramática da Língua Portuguesa. A conjunção em destaque no texto é "mas", que expressa uma ideia de oposição.

A alternativa A é a correta. A conjunção "mas" é usada para indicar uma oposição a uma ideia anterior, e pode ser substituída por outras conjunções de oposição, como "entretanto". No texto, a frase "gostaria muito de ir para a escola, mas não pode porque o mundo precisa dela" evidencia essa ideia de oposição entre o desejo de ir à escola e a necessidade de agir em prol do mundo.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

  • B - restrição, que pode ser expressa também por “contanto que”: A conjunção "contanto que" indica uma condição e não uma oposição. Portanto, não se aplica à frase.
  • C - ressalva, que pode ser expressa também por “apesar de que”: A conjunção "apesar de que" introduz uma concessão e não oposição. Ela sugere que algo acontece mesmo diante de uma circunstância adversa, o que não é o caso aqui.
  • D - condição, que pode ser expressa também por “desde que”: "Desde que" é uma conjunção condicional, indicando que algo só ocorre se uma condição for cumprida. Essa não é a relação presente no texto.
  • E - concessão, que pode ser expressa também por “embora”: "Embora" é uma conjunção concessiva, que também não se aplica porque não há concessão, mas sim uma clara oposição na frase.

Ao entender o contexto e a função da conjunção "mas", conseguimos identificar corretamente a ideia de oposição que ela transmite. Essa habilidade é crucial para interpretar textos e responder questões de concurso com confiança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Assertiva A

 a conjunção destacada expressa a ideia de oposição, que pode ser expressa também por “entretanto”.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo