As principais alternativas reprodutivas no climatério se re...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C
A criopreservação de ovócitos e tecido ovariano é uma técnica que tem como objetivo manter a função reprodutiva das mulheres que irão passar por tratamentos que possam comprometer a fertilidade, como quimioterapia, radioterapia ou cirurgias pélvicas radicais. Esses procedimentos podem danificar os ovários e comprometer a produção de ovócitos, daí a importância da criopreservação como uma alternativa reprodutiva.
Vamos explicar cada alternativa para que você entenda por que a alternativa C é a correta:
A - Esta alternativa descreve o uso de ovócitos de uma doadora jovem para fertilização com espermatozoides do parceiro da receptora. Esse procedimento é conhecido como doação de ovócitos e não é o mesmo que a criopreservação de ovócitos e tecido ovariano, que visa preservar os próprios ovócitos e tecido da mulher.
B - Embora reconheça que a doação de ovócitos possa ser uma boa opção para o climatério, a descrição se refere à carga genética de outra mulher, o que novamente trata da doação de ovócitos e não diretamente da criopreservação de ovócitos e tecido ovariano.
C - Esta é a alternativa correta. A criopreservação de ovócitos e tecido ovariano realmente se destina a mulheres que precisam passar por tratamentos médicos que podem afetar sua fertilidade. Este procedimento armazena os ovócitos e/ou tecido ovariano a baixas temperaturas para uso futuro, quando a paciente estiver pronta para tentar uma gravidez.
D - A injeção de citoplasma de ovócitos jovens em ovócitos de pacientes inférteis é uma técnica conhecida como transferência citoplasmática. Esta técnica não é a mesma que a criopreservação de ovócitos e tecido ovariano, pois envolve a fusão de partes celulares de diferentes ovócitos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A técnica é conhecida como Vitrificação, pelo fato desta técnica não produzir cristais de gelo no momento da solidificação de oócitos no ultra-resfriamento em nitrogênio líquido, promovendo passagem ao estado de solidificação chamado de estado vítreo (glass-like).A criopreservação (“congelamento”) é uma técnica que consiste na conservação de células ou tecidos em nitrogênio líquido, ou seja, à temperatura de 196oC negativos.
As indicações para esta técnica são:
1 - Pacientes que tiveram produção alta de oócitospodem criopreservar para “descongelá-los” futuramente, obtendo novos embriões numa segunda tentativa de engravidar, evitando a criopreservação de embriões.
2 - Pacientes que queiram preservar sua , “congelando” oócitospor que terá desubmeter à Quimioterapia ou Radioterapia Pélvica. (RESPOSTA DA QUESTÃO)
3 - Pacientes que têm antecedente familiar de Menopausa Precoce e estejamcom sinais indicativos de que possa apresentar o risco familiar presente.
4 - Pacientes que têm a intenção de postergar sua gravidez para após os 35 anos, o que reduz enormemente a qualidade dosoócitos.
5 - Banco de óvulos: pacientes que tiveram produção alta de oócitosdurante o tratamento de e que jáengravidaram, e não querem mais os oócitos excedentes podem colaborar comoutras pacientes quenão mais produzem oócitos.
http://grupocemise.com.br/cemisevida/conteudo/1495/criopreserva-o-de-o-citos-vitrifica-o
A) Consiste na utilização de ovócitos de uma doadora jovem para fertilização pelos espermatozóides do parceiro da receptora, quando esta é infértil. (ovodoação)
B) Atualmente é a melhor opção para o período climatério, no entanto, este procedimento precisa ser muito bem entendido e aceito pelo casal, pois envolve a carga genética de outra mulher (ovodoação)
C) É uma técnica desenvolvida para manter a função reprodutiva das mulheres que necessitam fazer quimioterapia, radioterapia, cirurgia pélvica radical, por exemplo. (Criopreservação de ovócitos e tecido ovariano)
D) Propõe injeção de citoplasma de ovócitos jovens (de doadoras férteis) em ovócitos de pacientes inférteis. (Transferência de Citoplasma)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo