Qual é o anticoagulante de escolha para estudos da coagulaç...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
a) Heparina: ativa a antitrombina III e inibe a atuação de diversos fatores de coagulação, principalmente a trombina. Usada em exames bioquímicos em geral (tubo com tampa verde).
b) Fluoreto de sódio: inibe a enolase na via glicolítica, impedindo a degradação da glicose. Usado em exames para avaliação de índices glicêmicos (tampa cinza).
c) Citrato de sódio: liga-se ao cálcio (quelante) sem afetar a cascata de coagulação. Usado em exames de coagulação (tampa azul).
d) Trombastenina é uma enzima responsável pela retração do coágulo.
e) Cloreto de cálcio é um agente coagulante (fornecendo cálcio para a cascata de coagulação).
obs.: EDTA também age como quelante do cálcio, mas estudos mostram sua influência na cascata de coagulação, sendo um agente contraindicado para estudos específicos de coagulação. É utilizado comumente para exames hematológicos e imuno-hematológicos (tampa roxa).
Os anticoagulantes mais utilizados na rotina analítica são:
- EDTA - usado nos hemogramas; Anticoagulante de escolha para realização dos hemogramas por preservar a estrutura e morfologia das células sanguíneas e também por inibir a formação de coágulos e agregados plaquetários na amostra.
- Citrato de Sódio - usado nos estudos de coagulação; O citrato de sódio tem a função de inibir a cascata de coagulação do sangue por interagir com os íons cálcio presentes na amostra formando um quelato, que é a associação do cálcio com cadeias orgânicas do anticoagulante bloqueando a atividade deste íon na cascata de coagulação.
- Fluoreto de Sódio - usado nos estudos glicêmicos; O papel do fluoreto na preservação da glicose na amostra é pela inibição do consumo dessa glicose pelas células do sangue. Como isso ocorre? O fluoreto atua diretamente na via glicolítica inibindo a enzima enolase responsável pela conversão do 2-fosfoglicerato em fosfoenolpiruvato, estes correspondem ao nono e o penúltimo passo da glicólise.
- Heparina - usado nos estudos de gasometria; Um exemplo de exames realizados em amostras heparinizadas são as gasometrias, utilizadas para verificar o pH do sangue e dosar gases sanguíneos como pCO2, pO2 e alguns eletrólitos., A heparina NÃO deve ser utilizada para realização de hemogramas. Ela irá destruir a morfologia das células sanguíneas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo