A figura acima ilustra a proteção diferencial de um barramen...
A figura acima ilustra a proteção diferencial de um barramento de 13,8 kV. Os TCs estão com as polaridades indicadas, e o relé R é um relé de sobrecorrente monofásico (F.87BN). O nó elétrico P está situado entre o disjuntor geral, e os disjuntores dos alimentadores, conforme indicado na figura. O nó elétrico Q está à jusante dos TCs do disjuntor de um dos alimentadores, conforme indicado na figura.
A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - Um curto-circuito fase-terra no nó elétrico P faz atuar a proteção através do acionamento do relé R.
II - Um curto-circuito fase-fase no nó elétrico P faz atuar a proteção através do acionamento do relé R.
III - Um curto-circuito fase-terra no nó elétrico Q faz atuar a proteção através do acionamento do relé R.
IV - Um curto-circuito fase-fase no nó elétrico Q faz atuar a proteção através do acionamento do relé R.
Está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - Verdadeira. O relé atuará quando houver diferença entre correntes que circulam por ele e o seu tap. um curto-circuito no nó elétrico P seria percebido apenas por um TC, o que causaria a diferença entre as correntes e a atuação do relé.
II - Falso. O relé não atuará em caso de curto-bifásico, visto que ele só atuará quando notar diferença entre as correntes, o que não é possível devido à característica desse curto.
III - Falso. O relé não atuará nesse caso, pois mesmo que o curto seja monofásico-terra, devido à maneira com que os TCs estão conectados ao relé, conforme o sentido de ligação dos TCs, o relé não notaria diferença entre as correntes.
IV - Falso. O relé não atuará em caso de curto-bifásico, pois a condição de contorno deste curto implica que as correntes envolvidas no curto sejam iguais e com sentidos opostos, ou seja, o somatório das correntes seria zero no relé e o mesmo não atuaria.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo