Em uma lâmina hematológica, durante a avaliação morfológica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1856684 Biomedicina - Análises Clínicas
Em uma lâmina hematológica, durante a avaliação morfológica da linhagem granulocítica, você encontra uma célula com as seguintes características: cerca de 17µm (micrômetro), com basofilia menos intensa, com escassa granulação azurófila, núcleo grande, cromatina frouxa e 3 nucléolos. Pela descrição, é correto afirmar que trata-se de um 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

o nucléolo já entrega que se trata de mieloblasto letra [D]

Promielócito também pode apresentar nucléolo evidente!!!

Mas pela descrição de que a célula em questão possui escassa granulação azurófila (primária), de fato se trata do mieloblasto.

Não concordo com o gabarito!!!!

Promielócito: esse tipo celular se caracteriza por ser grande e volumoso, às vezes, maior que o mieloblasto, com citoplasma basófilo, muitos grânulos grosseiros de coloração vermelho-púrpura (grânulos indiferenciados ou inespecíficos, chamados azurófilos) e, frequentemente, apresenta arcoplasma (área clara próxima ao núcleo). O núcleo é arredondado ou oval, apresenta cromatina frouxa e delicada, um ou mais nucléolos visíveis. O promielócito também pode apresentar bastão de Auer, inclusive em feixes, quando este tipo celular é denominado de “célula de Faggot”. Seu tamanho oscila entre 14 a 24μM.

Mielócito: esse tipo celular se caracteriza por citoplasma com grânulos mais finos em comparação ao estágio anterior, já diferenciados ou específicos neutrofílicos, eosinofílicos ou basofílicos. Os grânulos neutrofílicos são finos e de coloração acinzentada. Os grânulos eosinofílicos são maiores, arredondados e alaranjados. Os grânulos basofílicos são grosseiros na cor azul escuro ou pretos. O núcleo é arredondado ou oval e apresenta cromatina com áreas de condensação e sem nucléolos visíveis. Seu tamanho oscila entre 12 a 18μ

Gabarito: D.

a) promielócito: grande e volumoso, às vezes, maior que o mieloblasto, com citoplasma basófilo, muitos grânulos grosseiros de coloração vermelho-púrpura (grânulos indiferenciados ou inespecíficos, chamados azurófilos) e, frequentemente, apresenta arcoplasma (área clara próxima ao núcleo). O núcleo é arredondado ou oval, apresenta cromatina frouxa e delicada, um ou mais nucléolos visíveis. O promielócito também pode apresentar bastão de Auer, inclusive em feixes, quando este tipo celular é denominado de “célula de Faggot”. Seu tamanho oscila entre 14 a 24μM.

b) metamielócito: citoplasma com muitos grânulos diferenciados ou específicos neutrofílicos, eosinofílicos ou basofílicos. Os grânulos neutrofílicos são finos e de coloração acinzentada. Os grânulos eosinofílicos são maiores, arredondados e alaranjados. Os grânulos basofílicos são grosseiros na cor azul escuro ou pretos. O núcleo apresenta chanfradura (começa a fazer a "curvinha") e cromatina mais condensada. Seu tamanho oscila entre 10 a 15μM.

c) neutrófilo bastonete: citoplasma com muitos grânulos diferenciados ou específicos neutrofílicos, eosinofílicos ou basofílicos. Os grânulos neutrofílicos são finos e de coloração acinzentada. Os grânulos eosinofílicos são maiores, arredondados e alaranjados. Os grânulos basofílicos são grosseiros azul escuro ou pretos. O núcleo, em forma de bastão em “C” ou “S” e cromatina condensada. Constrições, quando presentes, a largura é superior a 1/3 da parte mais larga do núcleo. Esse precursor já pode ser encontrado no sangue periférico. Seu tamanho oscila entre 10 a 15μM.

d) mieloblasto: precursor mieloide mais imaturo que pode ser identificado na medula óssea. Esse tipo celular se caracteriza por ser grande e volumoso, citoplasma com basofilia, núcleo apresenta cromatina frouxa e delicada, um ou mais nucléolos visíveis e alta relação núcleo/citoplasma. Pode apresentar raros grânulos no seu citoplasma e bastão de Auer em alguns tipos de leucemias. Seu tamanho oscila entre 15 a 20μM.

e) mielócito: citoplasma com grânulos mais finos em comparação ao estágio anterior, já diferenciados ou específicos neutrofílicos, eosinofílicos ou basofílicos. Os grânulos neutrofílicos são finos e de coloração acinzentada. Os grânulos eosinofílicos são maiores, arredondados e alaranjados. Os grânulos basofílicos são grosseiros na cor azul escuro ou pretos. O núcleo é arredondado ou oval e apresenta cromatina com áreas de condensação e sem nucléolos visíveis. Seu tamanho oscila entre 12 a 18μM.

Leucopoese:

  1. Mieloblasto (sem/raros grânulos)
  2. Promielócito (grânulos indiferenciados/grosseiros)
  3. Mielócito (grânulos diferenciados/específicos/finos)
  4. Metamielócito (grânulos diferenciados/específicos, com chanfradura)
  5. Bastonete (grânulos diferenciados/específicos, núcleo em "C" ou "S")
  6. Segmentados: neutrófilo, eosinófilo e basófilo.

Fonte: Atlas de Hematologia (LIGA ACADÊMICA DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS, FARMÁCIA, UFSJ).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo