De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº 158/2016...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, o tema central a ser compreendido é a obrigatoriedade de exames laboratoriais realizados em serviços de hemoterapia, segundo a Portaria do Ministério da Saúde nº 158/2016. Esses testes são realizados para detectar infecções transmissíveis pelo sangue, assegurando a qualidade e a segurança do sangue doado.
Alternativa correta: D - Toxoplasmose
A toxoplasmose não é considerada uma infecção que deve obrigatoriamente ser testada em doações de sangue, conforme a Portaria mencionada. Embora seja uma doença importante, ela não é uma das identificações obrigatórias para o serviço de hemoterapia.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - AIDS
A detecção do vírus HIV, causador da AIDS, é obrigatória, pois é uma infecção transmissível pelo sangue e representa um grande risco à saúde do receptor.
B - Hepatite B e C
Os vírus da hepatite B e C são altamente infecciosos e podem ser transmitidos via transfusão de sangue. Portanto, testes para essas infecções são obrigatórios em serviços de hemoterapia.
C - HTLV I/II
O vírus linfotrópico de células T humanas tipo I e II (HTLV I/II) também é transmissível pelo sangue e, por isso, deve ser testado para garantir a segurança da transfusão.
E - Doença de Chagas
A Doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi, é uma infecção que pode ser transmitida pelo sangue, justificando a obrigatoriedade do teste em doações.
Portanto, as alternativas A, B, C e E se referem a infecções que devem obrigatoriamente ser testadas, enquanto a alternativa D não é obrigatória. Essa compreensão é essencial para responder corretamente à questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo