O método de imunoensaio pela técnica de EMIT (Enzyme Mediat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1856691 Biomedicina - Análises Clínicas
O método de imunoensaio pela técnica de EMIT (Enzyme Mediate Immunologic Technique) tem como base de funcionamento
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"O antígeno compete com o local do anticorpo marcado com a enzima. O reagente de anticorpo bloqueia qualquer atividade enzimática quando está ligado ao complexo antígeno enzimático. Então os complexos antígenos enzimáticos livres competem com os antígenos da mostra formando alteração na cor da solução que será proporcional à concentração do antígeno presente na amostra"

O EMIT é baseado na competição entre antígenos solúveis na amostra e antígenos marcados provenientes do teste.

É adicionado o anticorpo específico para o antígeno que se deseja medir, quando houver antígeno alvo já presente na amostra o anticorpo irá se ligar impedindo sua posterior ligação ao antígeno marcado e consequente inibição da atividade enzimática.

Quando não houver antígeno alvo na amostra, o anticorpo fica livre para se ligar ao antígeno marcado e impedir sua atividade.

Resumindo: Quanto maior a concentração do antígeno alvo na amostra, maior a atividade enzimática, visto que essa fica livre da interação com o anticorpo.

“Enzyme Multiplied Immunoassay Technique” (EMIT)

É um teste de enzimaimunoensaio homogêneo (fase única) em que o antígeno a ser medido compete, com um antígeno marcado com enzima, por um número limitado de anticorpos. 

O anticorpo reagente tem a capacidade de bloquear a atividade enzimática ao ligar-se ao antígeno marcado, impedindo a formação do produto ao ser adicionado o substrato.

O antígeno marcado livre resultante da competição com o antígeno da amostra reage com o substrato e forma um produto corado proporcional à concentração de antígeno presente na amostra.

fonte: https://docente.ifsc.edu.br/rosane.aquino/MaterialDidatico/AnalisesClinicas/avalia%C3%A7%C3%A3o/Testes-Laboratoriais-Aplicados-Imunologia-Clinica.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo