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Q2007179 Português
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   As instituições sociedades se configuram em padrões econômicos, culturais e ético-políticos. Esses padrões são correlatos de uma ordem historicamente construída. A ordem social pode ser chamada de “autogerada” somente no sentido em que ela resulta da atividade dos seres humanos, que são seres sociais, não sendo, portanto, definida por um ser supremo fora de nosso mundo, nem muito menos resultante meramente de nossas tendências biológicas, tais como se verificaria numa colmeia ou num formigueiro. A ordem social é autogerada coletivamente a partir da produção e reprodução coletiva da existência humana. Essa empreita, transformando-se constantemente de acordo com as reconfigurações da correlação de forças econômicas e ético-políticas, possui uma dimensão histórica radical, pois tudo está em um processo, em um “devir” contínuo. A história não dá saltos, nada acontece sem ter sido preparado, sem que condições específicas não tivessem possibilitado o advento do novo. A ordem social é construída historicamente e só é criticamente compreensível segundo a configuração das forças sociais em dado momento, o que pode ser investigado a partir da pergunta sobre a quem ela serve. Essas forças expressam o entrelaçamento das relações de poder econômico, político, técnico-científico, comunicativo e bélico.
   Devido ao caráter instável da configuração e constituição social, nenhuma ordem, padrão de reconhecimento entre as pessoas, em relação ao qual se estabelece o que cabe a cada uma fazer, ceder, oferecer e receber, deve ser entendida fora do processo contraditório de destruição e criação de padrões, da desordem que lhe é correlata, das ações que não se enquadram nos padrões de reconhecimento estabelecidos num determinado momento, mas que os tornam relativos. 
   O poder público tem-se definido como esquema de constrangimento, capacidade de definir prioridades para a coletividade, controle dos meios de produção e reprodução da existência social e dos meios de persuasão e de repressão. A sociedade é desigual porque a partilha do poder econômico gera diferenças históricas definidas pela divisão social do trabalho e da propriedade. Assim, a desigualdade de poder de consumo é apenas a ponta do iceberg da configuração das forças sociais, do processo histórico segundo o qual uma sociedade se constitui. A ordem expressa nas leis constitucionais que modulam juridicamente uma sociedade reflete e justifica a configuração de forças históricas, que define como os frutos da cooperação social são diferentemente apropriados.

SILVA, S. R. Ética pública e formação humana. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 645-665, out. 2006. p. 648-649. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br (com adaptações).
O sinal indicativo de crase está corretamente empregado em todas as suas ocorrências somente no item:
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Comentários

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Quem ilude não ilude algo ou alguém? A transitividade do verbo iludir não seira VTD ?

Acredito que a questão esteja equivocada, ao invés de "iludir" deveria ser "aludir", aí sim, seria VTI.

B) O controle das forças de transformação social ilude àqueles que se aventuram à tarefa vã de manter os valores e costumes imutáveis.


Só trocar: áqueles por estes...


Surgindo: a estes, haverá acento grave.


O controle das forças de transformação social ilude estes que se aventuram à tarefa vã de manter os valores e costumes imutáveis.


Por isso a letra B está incorreta!





Bizu: Usa-se crase com os pronomes À QUAL, ÀS QUAIS.

ITEM D

BIZU: NÃO HÁ CRASE:

A SINGULAR + PLURAL

EX: ASSISTO A NOVELAS


Tento sempre ao fazer questoes de crase, buscar o sujeito nas frases e reescrevê-la, de modo a nao ficar "decorando" sempre rsrs e vendo onde admite-se e nao a crase.

ex.

Frente à grande batalha pela igualdade social, o indivíduo se vê subjugado pelas forças históricas que o levam à falta de esperança.

Sabendo que quem faz frente, faz frente A algo

reescrevo


A /Grande batalha de Jericó foi sangrenta.


logo,

Frente (a+a) à grande batalha....



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