Com relação à crise de 1929 e seus desdobramentos no Brasil,...
A crise de 1929 foi uma crise econômica deflacionária, gerada pela enorme especulação imobiliária que ocorreu nos Estados Unidos da América e nos países da Europa ocidental no final da Primeira Guerra Mundial
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A afirmação de que a crise de 1929 foi gerada pela enorme especulação imobiliária é incorreta. De fato, a crise de 1929, conhecida como a Grande Depressão, teve início nos Estados Unidos e seus efeitos se espalharam pelo mundo, incluindo países da Europa Ocidental. No entanto, a crise foi primordialmente desencadeada pela especulação excessiva na bolsa de valores, que levou ao colapso do mercado acionário.
Na quinta-feira, 24 de outubro de 1929, conhecida como "Black Thursday", houve uma queda acentuada nas cotações das ações, o que resultou em uma série de falências de bancos e empresas, levando a uma crise econômica de grandes proporções. A crise teve características deflacionárias, marcada por uma redução geral dos preços, mas a especulação imobiliária não foi a causa principal, e sim a especulação no mercado de ações.
Portanto, a alternativa correta seria "Errado", pois a especulação imobiliária não foi o fator determinante para a crise de 1929.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
A grande causa da crise de 1929, foi o fato da bolsa de valores de new york cair.
GAB. E, motivo da crise QUEDA DA BOLSA. PMAL
A crise de 29 foi a quebra da bolsa se valores e não especulação imobiliária
A crise de 1929 gerou deflação, "que tradicionalmente acompanha períodos de crise econômica, é desencadeada pela queda da demanda, por oferta muito abundante e/ou por uma contração do volume monetário. Inevitavelmente, leva a uma espiral infernal. A baixa dos preços desencoraja o consumo, acaba forçando a redução dos salários e, portanto, diminui o poder aquisitivo. Estes fatores aceleram a redução do consumo, o que gera uma nova queda dos preços e assim por diante, formando um ciclo vicioso." A crise de 1929 se deu graças a superprodução, que não estava preparada para a falta de procura, e acabou com todas as mercadorias encalhadas. Causando a quebra da bolsa se valores.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo