A dermatite cercariana é uma manifestação clínica caracterís...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - esquistossomose mansônica. Vamos entender o porquê e discutir também as alternativas incorretas.
Dermatite cercariana, conhecida popularmente como "coceira do nadador", é uma manifestação clínica provocada pela penetração de cercárias na pele humana. As cercárias são larvas de Schistosoma mansoni, o parasita responsável pela esquistossomose mansônica. Isso ocorre quando as pessoas entram em contato com água doce contaminada, onde vivem os caramujos que são hospedeiros intermediários do parasita. A dermatite é um sinal inicial de infecção, mas nem todos os infectados desenvolvem sintomas posteriores.
Agora, vamos examinar as alternativas incorretas:
A - Leptospirose: Esta é uma doença bacteriana causada por bactérias do gênero Leptospira. Geralmente, é transmitida através do contato com água contaminada pela urina de animais infectados, principalmente roedores. A leptospirose não está relacionada à dermatite cercariana. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de cabeça e dores musculares.
B - Doença de Chagas: Causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, a doença de Chagas é transmitida principalmente por insetos triatomíneos (barbeiros). A infecção pode levar a problemas cardíacos e digestivos, mas não está associada a manifestações cutâneas como a dermatite cercariana.
C - Escabiose: Mais conhecida como sarna, é uma infestação cutânea causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei hominis. A escabiose provoca coceira intensa e erupções cutâneas, mas seu mecanismo é devido à presença do ácaro na pele e não à penetração de cercárias.
Entender a etiologia das doenças e suas manifestações clínicas é crucial para responder corretamente a este tipo de questão. No caso da dermatite cercariana, estar ciente de sua associação com a esquistossomose é fundamental.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fase inicial
Penetração das cercarias através da pele. Predominam as manifestações alérgicas, sendo mais intensas nos indivíduos hipersensíveis e nas reinfecções. Além das alterações dermatológicas, ocorrem também manifestações gerais devido ao comprometimento em outros tecidos e órgãos.
• Formas agudas -
Assintomática – a maioria dos portadores não apresenta sintomas da doença e pode ainda ser confundida com outras doenças da infância, quando ocorre, em geral, o primeiro contato com os hospedeiros intermediários da esquistossomose. Às vezes, é diagnosticada nas alterações encontradas nos exames laboratoriais de rotina (eosinofilia e ovos viáveis de S. mansoni nas fezes). -
Sintomática – após a infecção, ocorrem manifestações pruriginosas na pele, semelhantes a picadas de inseto e eczema de contato, que podem durar até 5 dias após a infecção, conhecidas como dermatite cercariana. A febre de Katayama pode ocorrer após 3 a 7 semanas de exposição. É caracterizada por alterações gerais que compreendem: linfodenopatia, febre, cefaleia, anorexia, dor abdominal e, com menor frequência, o paciente pode referir diarreia, náuseas, vômitos e tosse seca. Ao exame físico, pode ser encontrado hepatoesplenomegalia. O achado laboratorial de eosinofilia elevada é bastante sugestivo, quando associado a dados epidemiológicos.
Fonte: Guia de vigilância ministério da saúde(2014)
'' A dor é passageira,mas a glória é eterna.''
AVANTE GUERREIROS
LETRA B
ESQUISTOSSOMOSE MÂNSONICA
Fase aguda: Dermatite cercariana e Febre Katayama ou esquistossomose aguda
Fase crônica:
I intestinal
II hepatointestinal
III Hepatoesplenica compensada
IV Hepatoesplenica descompensada
GABARITO D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo