Com relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas, assin...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D
A questão aborda o tema do uso abusivo de álcool e outras drogas, um tópico relevante em psicopatologia, que trata dos impactos comportamentais, fisiológicos e cognitivos relacionados ao uso de substâncias psicoativas.
Vamos analisar cada alternativa para entender por que a alternativa D é a correta e as outras são incorretas:
Alternativa A: Essa afirmação está incorreta. A síndrome de dependência de álcool se caracteriza por sinais e sintomas onde o uso do álcool se torna uma prioridade central na vida do usuário, não uma atividade secundária. O erro está justamente na descrição do papel que o álcool ocupa na vida do dependente.
Alternativa B: A afirmação de que deixar de fumar compromete a abstinência de álcool e outras substâncias está equivocada. Na verdade, parar de fumar não compromete a abstinência de álcool; pelo contrário, a interrupção do uso de uma substância pode ser parte de um tratamento mais amplo de cessação de múltiplas dependências.
Alternativa C: Embora a intoxicação aguda por maconha possa induzir prejuízos cognitivos, há evidências de que esses déficits não necessariamente persistem após a interrupção do uso. Portanto, essa afirmação é controversa e não pode ser considerada correta conforme a literatura atual.
Alternativa D: Esta é a alternativa correta. De fato, o abuso ou dependência de cocaína e crack está frequentemente associado ao poliabuso de substâncias. Esta situação é mais comum do que casos de uso isolado, tornando o poliabuso uma regra mais do que uma exceção no contexto de dependência de cocaína e crack.
Entender a complexidade dos transtornos de uso de substâncias é essencial para a psicopatologia, pois envolve reconhecer padrões de dependência e os contextos em que ocorrem. Isso é fundamental para formular estratégias de tratamento eficazes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sobre o erro dessa questão, há indícios crescentes de que deixar de fumar NÃO compromete a abstinência de álcool..
B - Segundo Diehl, Cordeiro, Laranjeira & Cols, em relação aos transtornos relacionados ao álcool e a outras drogas, há indícios crescentes de que deixar de fumar compromete a abstinência de álcool e outras substâncias, podendo até mesmo contribuir para a mesma.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo