Analise as afirmativas abaixo sobre o texto...1. Na frase: “...
Texto
..
Leia o texto.
..
A poesia, ao contrário da filosofia, não é um conhecimento teórico de natureza humana, mas imita, narrativa ou dramaticamente, ações e sentimentos, feitos e virtudes, situações e vícios dos seres humanos. No entanto, a poesia é diferente da história, embora esta também seja uma narrativa de feitos humanos e de situações, das virtudes e dos vícios dos humanos narrados. A diferença está no fato de que aquela visa, por meio de uma pessoa ou de um fato, a falar dos humanos em geral (cada pessoa […] não é ela em sua individualidade, mas é ela como exemplo universal, positivo ou negativo, de um tipo humano) e a falar de situações em geral (por meio de exemplos, do relato dramático de uma guerra, fala sobre a guerra), enquanto a história se refere à individualidade concreta de cada pessoa e de cada situação. A poesia trágica não fala de Édipo ou de Eletra, mas de um destino humano; a epopeia não fala de Helena, Ulisses ou Agamenon, mas de tipos humanos. A história, ao contrário, fala de pessoas singulares e situações particulares. Por isso, diz Aristóteles, a poesia está mais próxima da filosofia do que a história, já que esta nunca se dirige ao universo.
(Marilena Chauí)
Analise as afirmativas abaixo sobre o texto.
..
1. Na frase: “A diferença está no fato de que aquela visa, por meio de uma pessoa ou de um fato, a falar dos humanos em geral…”, o pronome demonstrativo sublinhado pode ser substituído pela palavra “poesia” sem que se perca o sentido do texto no contexto.
2. A história é uma forma de conhecimento que trata do particular sob o ponto do particular.
3. A filosofia dirige-se ao universal, isto é, aos eventos, situações e qualidades genéricas próprios da natureza humana.
4. O texto apresenta duas formas de conhecimento do ponto de vista de seu autor.
5. Na conclusão do texto, fica claro que a história se dirige ao universo.
...
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.