A personalidade dependente, ou limítrofe, caracteriza-se pel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q39939 Psicologia
Acerca das teorias e transtornos de personalidade, do psicodiagnóstico desses transtornos e das abordagens terapêuticas a eles aplicadas, julgue os itens de 11 a 20.
A personalidade dependente, ou limítrofe, caracteriza-se pelo excessivo grau de dependência nos outros e pela constante busca de apoio emocional. O sujeito com personalidade desse tipo permite que tomem decisões importantes a respeito de sua vida e resigna-se com os maus tratos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é Errado.

A questão aborda a personalidade dependente e a confunde com a personalidade limítrofe (ou borderline). Para entender melhor, vamos esclarecer os conceitos envolvidos:

Transtorno de Personalidade Dependente:

Este transtorno é caracterizado por uma necessidade excessiva de cuidado, levando a um comportamento submisso e de apego exagerado. As pessoas com este transtorno têm dificuldade em tomar decisões sem um conselho ou reforço de outros, e frequentemente permitem que outros tomem decisões importantes por elas. O medo de abandono é central, e elas podem suportar maus tratos para manter uma relação.

Transtorno de Personalidade Borderline (Limítrofe):

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por padrões de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, além de impulsividade acentuada. Indivíduos com este transtorno podem apresentar esforços desesperados para evitar abandono, embora isso não esteja relacionado a uma necessidade de cuidado como no transtorno de personalidade dependente. Eles t ambém podem ter episódios de raiva intensa, sentimentos crônicos de vazio, e comportamentos autolesivos.

A questão descreve características da personalidade dependente, como o excessivo grau de dependência nos outros e a constante busca de apoio emocional. No entanto, chama esse tipo de personalidade de "limítrofe", o que está incorreto. Portanto, a alternativa é errada.

Análise das Alternativas:

Alternativa correta: Errado - A descrição fornecida está incorreta ao confundir dois transtornos distintos.

Alternativa incorreta: Certo - Seria incorreta porque a descrição não corresponde ao transtorno de personalidade limítrofe (borderline), mas sim ao transtorno de personalidade dependente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado Personalidade Dependente é diferente de Personalidade Limítrofe (Borderline). Além disso, quem permite que tomem decisões importantes a respeito de sua vida e resigna-se com os maus tratos é a pessoa de Personalidade Dependente, conforme se pode verificar abaixo:CID 10:O Transtorno da Personalidade Dependente é "caracterizado por: tendência sistemática a deixar a outrem a tomada de decisões, importantes ou menores; medo de ser abandonado; percepção de si como fraco e incompetente; submissão passiva à vontade do outro (por exemplo de pessoas mais idosas) e uma dificuldade de fazer face às exigências da vida cotidiana; falta de energia que se traduz por alteração das funções intelectuais ou perturbação das emoções; tendência freqüente a transferir a responsabilidade para outros."DSM IV:"Tanto o Transtorno da Personalidade Dependente quanto o Transtorno da Personalidade Borderline caracterizam-se por um medo do abandono; entretanto, o indivíduo com Transtorno da Personalidade Borderline reage ao abandono com sentimentos de vazio emocional, raiva e reclamações, ao passo que o indivíduo com Transtorno da Personalidade Dependente reage com crescente submissão e docilidade e busca urgentemente um relacionamento substituto que lhe dê atenção e cuidados.O Transtorno da Personalidade Borderline pode ser também distinguido do Transtorno da Personalidade Dependente pelo padrão típico de relacionamentos instáveis e intensos."

nossa!!! pegadinha mesmo

Ou é limítrofe ou é dependente, como usam na pergunta parece a mesma coisa! Pegadinha. Atenção na leitura. 

Pegadinha safaaaada. Caí!

Gente não só isso, mas ninguém se resigna com mau tratos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo