A terapêutica medicamentosa tópica preconizada é
Paciente com 32 anos de idade, sexo masculino, relata o
uso recente de corticosteroide por via sistêmica. A história
médica do paciente inclui a cirrose hepática. O exame clínico
mostra placas brancas, espessas e puntiformes na língua,
palato mole e mucosa jugal. Estas placas apresentam uma
textura superficial rugosa e podem ser removidas por meio de
pressão lateral, expondo a mucosa subjacente ulcerada. O
paciente descreve uma sensação de queimação dolorosa.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - nistatina.
Vamos entender por que a nistatina é a escolha adequada para o tratamento tópico do paciente descrito na questão. O quadro clínico apresentado sugere uma infecção fúngica oral, comumente conhecida como candidíase oral. Essa condição é caracterizada por placas brancas que podem ser removidas, expondo a mucosa subjacente ulcerada e causando sensação de queimação.
A nistatina é um antifúngico tópico que atua eficazmente contra infecções por Candida, sendo frequentemente utilizada para tratar candidíase oral devido à sua ação local e à baixa absorção sistêmica, o que é ideal, especialmente em pacientes com condições médicas complexas, como cirrose hepática.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - fluconazol: Embora o fluconazol seja um antifúngico eficaz no tratamento de infecções por Candida, ele é administrado por via sistêmica e não é a primeira escolha para tratamento tópico. Além disso, o uso sistêmico pode ser uma preocupação adicional em pacientes com comprometimento hepático.
B - anfotericina B: Este é um antifúngico potente, mas é geralmente reservado para infecções sistêmicas graves devido a seus efeitos colaterais significativos. Não é indicado como primeira linha para tratamento tópico de candidíase oral.
C - aciclovir: Este medicamento é um antiviral, usado para tratar infecções causadas por vírus, como herpes simplex, e não é eficaz contra infecções fúngicas como a candidíase.
D - itraconazol: Semelhante ao fluconazol, o itraconazol é um antifúngico sistêmico. Embora possa tratar infecções por Candida, não é a primeira escolha para um tratamento tópico em casos de candidíase oral.
Portanto, considerando a eficácia e segurança no contexto de infecção oral por Candida, a nistatina é a escolha mais apropriada para o tratamento tópico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo