A paralisia facial periférica é uma condição neurológica dec...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q3137518 Não definido
A paralisia facial periférica é uma condição neurológica decorrente da redução ou interrupção do transporte axonal ao nervo facial, que resulta em paralisia parcial ou completa dos músculos da mímica facial. As sequelas da paralisia facial periférica causam importantes mudanças e dificuldades na vida das pessoas acometidas. O comprometimento da mímica e da expressão facial afeta os aspectos psíquico e social, com impacto sobre aparência, dificuldades na comunicação verbal e não verbal e, consequentemente, nas relações interpessoais, além de estresse emocional. Sobre a paralisia facial periférica, analise as afirmativas a seguir.

I. Em geral, são observadas alterações do tônus e da força da musculatura, provocando as mudanças na mímica e na expressão facial, além de ocasionar a produção inadequada dos fonemas plosivos e fricativos.
II. A redução da força na oclusão labial implica em diminuição da pressão intraoral, não retenção de líquido na cavidade oral e estase de alimentos no vestíbulo, no lado paralisado. A diminuição do tônus e da força dos músculos orbicular dos lábios e bucinador, resultante da paralisia/paresia na hemiface afetada ocasiona alterações na mastigação.
III. As dificuldades na deglutição podem ocorrer devido à incompetência do vedamento labial, o que favorece o escape de alimentos; diminuição salivar; e paralisia nos músculos estilo-hioideo e ventre posterior do digástrico, ambos inervados pelo nervo facial.


Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas