Assinale CORRETAMENTE a função do comando “touch” no Linux:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - O comando cria arquivos vazios.
O comando touch
no sistema operacional Linux é uma ferramenta versátil e amplamente utilizada. Seu propósito primário está em criar arquivos vazios e também pode ser usado para atualizar os timestamps (data e hora de acesso ou modificação) de um arquivo já existente sem alterar seu conteúdo.
Ao utilizar o touch
seguido pelo nome de um arquivo que não existe, o sistema irá criar um novo arquivo com esse nome, sem conteúdo, ou seja, um arquivo vazio. Isso é particularmente útil para criar rapidamente arquivos para serem editados posteriormente ou para usar como marcadores (placeholders) no sistema de arquivos.
Por exemplo, o comando touch meu_arquivo.txt
criará um novo arquivo chamado 'meu_arquivo.txt' no diretório atual, caso este arquivo não exista. Se o arquivo já existir, o comando irá atualizar o seu timestamp sem modificar o conteúdo do arquivo.
Essa funcionalidade é essencial para desenvolvedores e administradores de sistemas ao trabalhar em scripts, configuração de ambientes e manipulação de arquivos em geral.
Portanto, a alternativa correta é a B, pois reflete exatamente o comportamento do comando touch
de criar um arquivo vazio, sem mencionar nenhuma das outras ações, como deletar ou duplicar arquivos, que não são características deste comando.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O comando touch no Linux é utilizado para criar arquivos vazios ou para atualizar o carimbo de data e hora de arquivos existentes. Se o arquivo especificado não existir, o touch cria um arquivo vazio com o nome fornecido. Se o arquivo já existir, o touch simplesmente atualiza o carimbo de data e hora do arquivo para o momento em que o comando foi executado.
TOUCH - CRIAR ARQUIVOS VAZIOS!
b-
o touch cria arquivos. pode especificar a extensao ex.: touch test.txt
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo