Desde o nascimento da computação, as pessoas lutam contra a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2097325 Noções de Informática
Desde o nascimento da computação, as pessoas lutam contra a ameaça de malware. Malware é um termo genérico para qualquer tipo de “malicious software” (“software malicioso”) projetado para se infiltrar no seu dispositivo sem o seu conhecimento.
A grande maioria de malware se enquadra nas seguintes categorias básicas, dependendo de seu funcionamento:
I. Ransomware: é a versão malware da carta de resgate de um sequestrador. Normalmente, ele bloqueia ou nega o acesso ao dispositivo e arquivos até que ele receba um resgate. Pessoas ou grupos que armazenam informações vitais em seus dispositivos correm risco com a ameaça de ransomware.
II. Spyware: coleta informações sobre um dispositivo ou rede e transmite esses dados para o invasor. Os cibercriminosos normalmente usam spyware para monitorar a atividade de uma pessoa na Internet e coletar dados pessoais, incluindo credenciais de login, números de cartão de crédito ou informações financeiras, para fins de fraude ou roubo de identidade.
III. Cavalos de Troia: é um veículo para atacantes visíveis que infecta um computador e se replica em seguida, espalhando-se para dispositivos adicionais enquanto permanece ativo em todas as máquinas infectadas.
De acordo com os titens, marque a alternativa verdadeira.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções.

 

Item I – O malware “Ransomware” é um código malicioso que torna inacessíveis os arquivos e dados do computador através da criptografia. Os dados são liberados após o pagamento do resgate dos arquivos. Portanto, o item está correto.

 

Item II – O “Spyware” é um malware utilizado para espionar a atividade do usuário, através, por exemplo, das teclas pressionadas e pela visualização da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc. Portanto, o item está correto.

 

Item III – O malware “Cavalo de Troia" se passa por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso, o que permite ao malware realizar a abertura de portas para futuros ataques. Portanto, o item está incorreto.

 

Gabarito – Alternativa B.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

cavalo de troia não se replica

BIZU

RANSONware - RASON,RESGATE

SPYware - Espião

III, Está errada pois essa definição é do "WORM"

Ransomware- um hacker invade o computador e criptografa os dados nele contidos, pedindo um pagamento para a descriptografia dos dados.

Lembrar do que aconteceu com ataque ao STF.

Spyware- software espião capaz de monitorar a tela, o mouse, o teclado...

Cavalo de tróia(trojan)- consiste na instalação de um aplicativo para uma determinada finalidade mas este possui códigos maliciosos que exploram vulnerabilidades sem conhecimento do usuário.

CAVALO DE TROIA NAO SE REPLICA!

Quem e visivel e se replica, ACHO, e o verme (worm). Alguém sabe se e mesmo?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo