Analise as afirmativas a seguir: I. Os substantivos sobreco...
Analise as afirmativas a seguir:
I. Os substantivos sobrecomuns compreendem os nomes de animais utilizados tanto para o gênero masculino, como feminino. São exemplos: baleia, foca e águia.
II. Os substantivos epicenos são os nomes que se referem às pessoas em ambos os sexos, como criança, testemunha e cônjuge.
Marque a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - As duas afirmativas são falsas.
A questão aborda o tema de substantivos sobrecomuns e epicenos, que são categorias de substantivos no campo da Morfologia. Para resolver a questão, é importante entender a diferença entre essas duas classificações.
Explicação do tema central: Os substantivos sobrecomuns são aqueles que possuem um único gênero gramatical para designar indivíduos de ambos os sexos. Exemplos comuns incluem termos como "pessoa" e "indivíduo". Já os substantivos epicenos são usados para designar animais e têm um único gênero gramatical, mas, para especificar o sexo do animal, utiliza-se palavras adicionais, como "macho" ou "fêmea". Exemplos incluem "cobra" e "tigre".
Análise das afirmativas:
I. A afirmativa diz que os substantivos sobrecomuns compreendem nomes de animais usados tanto para o gênero masculino como feminino, e cita "baleia", "foca" e "águia". Isso está incorreto porque "baleia", "foca" e "águia" são, na verdade, exemplos de substantivos epicenos, não sobrecomuns. Portanto, a afirmativa I é falsa.
II. A afirmativa afirma que os substantivos epicenos referem-se a pessoas de ambos os sexos, como "criança", "testemunha" e "cônjuge". Isso é incorreto, pois "criança", "testemunha" e "cônjuge" são exemplos de substantivos sobrecomuns, que se aplicam a pessoas, e não de epicenos, que são usados para animais. Logo, a afirmativa II é falsa.
Justificativa para a alternativa correta (D): Como ambas as afirmativas contêm erros conceituais, a alternativa que afirma que "as duas afirmativas são falsas" é a correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão é de morfologia e quer que identifiquemos as alternativas corretas. Vejamos:
.
SUBSTANTIVOS UNIFORMES EM GÊNERO
Há um tipo de substantivos - denominativos de pessoas e animais - refratários à flexão de gênero. Uns (os epicenos e sobrecomuns) só têm um gênero; outros, pelo contrário, têm os dois gêneros e chamam-se, por isso, comuns de dois gêneros.
.
I. Os substantivos sobrecomuns compreendem os nomes de animais utilizados tanto para o gênero masculino, como feminino. São exemplos: baleia, foca e águia.
Falso. Essa definição é de substantivos epicenos.
• Substantivos sobrecomuns
Designam pessoas e têm um só gênero, quer se refiram a homem ou a mulher. Exemplos:
a criança (menino ou menina)
a testemunha (homem ou mulher)
o neném ou nenen (menino ou menina)
o cônjuge (marido ou mulher)
o guia (homem ou mulher)
um monstro (sentido figurado: homem ou mulher)
.
II. Os substantivos epicenos são os nomes que se referem às pessoas em ambos os sexos, como criança, testemunha e cônjuge.
Falso. Essa definição é de substantivos sobrecomuns.
• Substantivos epicenos
Designam certos animais e têm um só gênero, quer se refiram ao macho ou à fêmea. Exemplos:
o jacaré (macho ou fêmea)
a cobra (macho ou fêmea)
Quando se quer indicar precisamente o sexo, usam-se as palavras macho ou fêmea. Exemplos:
a onça macho (ou macha) o macho da cobra o peixe macho
a onça fêmea a fêmea da cobra o peixe fêmea
"Capivara macha tem um calo no nariz." (Godofredo Rangel)
"A cascavel macho é de corpo mais grosso que a fêmea." (Renato Inácio da Silva)
.
Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, página 138.
.
Gabarito: Letra D
GAB: D.
Chamam-se palavras epicenas aquelas em que não existem termos diferentes para designar o macho e a fêmea de um animal. Por exemplo, elefante-macho, elefante-fêmea, baleia-macho, baleia-fêmea, cobra-macho, cobra-fême...
Substantivo sobrecomum: é um tipo de substantivo uniforme, ou seja, que apresenta somente um termo para os dois gêneros (masculino e feminino). Ex: A criança. A pessoa. A vitima. A testemunha.
EPICENOS Referem-se a animais que só têm um gênero para designar tanto o masculino quanto o feminino. A águia, A cobra, O gavião. A variação de gênero se dá com acréscimo de “macho/fêmea”: a cobra macho, o gavião fêmea...
SOBRECOMUNS Referem-se a pessoas de ambos os sexos. A criança, O cônjuge, O carrasco, A pessoa, O monstro, O algoz, A vítima.
COMUNS DE DOIS GÊNEROS Apresentam uma forma única para masculino e feminino e a distinção é feita pelo “artigo” (ou O chefe, A chefe, O cliente, A cliente, O suicida, A suicida.
estratégia concursos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo