A respeito do ciclo hidrológico e seus aspectos, analise as ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1102670 Meio Ambiente
A respeito do ciclo hidrológico e seus aspectos, analise as afirmativas a seguir. I. Do total de água doce da Terra, 77,2% encontram-se na forma sólida, nas calotas polares, 22,4% constituem a água subterrânea, e cerca de 0,4% compreende a água dos rios, os lagos e o vapor atmosférico. II. O termo “água doce” foi criado para diferenciar este tipo de água dos oceanos, uma vez que, ao contrário da água salgada dos mares e oceanos, a água de rios e aquíferos subterrâneos é completamente livre de sais minerais dissolvidos, os quais estão presentes na proporção de 35% nos mares. III. A declividade tem pouca relação com a infiltração, o escoamento superficial e a umidade do solo em uma bacia hidrográfica. Além disso, pouco influencia no tempo de duração do escoamento superficial e de concentração da precipitação nos leitos dos cursos d’água. IV. De acordo com o período de tempo durante o qual o fluxo nos cursos d’água ocorre, distinguem-se os seguintes tipos de rios: perenes: há fluxo o ano todo, ou pelo menos em 90% do ano, em um canal bem definido; intermitentes: geralmente, só há fluxo na estação chuvosa (50% do período ou menos); e, efêmero: só há fluxo durante chuvas ou períodos chuvosos; os canais não estão bem definidos. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - I e IV

Vamos entender o tema abordado na questão e analisar cada uma das afirmativas:

I. Do total de água doce da Terra, 77,2% encontram-se na forma sólida, nas calotas polares, 22,4% constituem a água subterrânea, e cerca de 0,4% compreende a água dos rios, os lagos e o vapor atmosférico.

Essa afirmativa está correta. Ela retrata a distribuição da água doce no planeta de maneira precisa. A maior parte da água doce está nas calotas polares e geleiras. A água subterrânea é um importante reservatório, enquanto rios, lagos e vapor atmosférico compõem uma pequena fração do total.

II. O termo “água doce” foi criado para diferenciar este tipo de água dos oceanos, uma vez que, ao contrário da água salgada dos mares e oceanos, a água de rios e aquíferos subterrâneos é completamente livre de sais minerais dissolvidos, os quais estão presentes na proporção de 35% nos mares.

Essa afirmativa está incorreta por alguns motivos. Primeiro, a água doce não é completamente livre de sais minerais; ela apresenta uma concentração significativamente menor de sais em comparação com a água salgada. Além disso, nos mares, a concentração de sais é cerca de 3,5%, e não 35%.

III. A declividade tem pouca relação com a infiltração, o escoamento superficial e a umidade do solo em uma bacia hidrográfica. Além disso, pouco influencia no tempo de duração do escoamento superficial e de concentração da precipitação nos leitos dos cursos d’água.

Essa afirmativa também está incorreta. A declividade do terreno tem uma grande influência nos processos de infiltração e escoamento superficial. Terrenos mais inclinados tendem a ter maior escoamento superficial e menor infiltração, afetando diretamente a umidade do solo e o comportamento dos rios durante precipitações.

IV. De acordo com o período de tempo durante o qual o fluxo nos cursos d’água ocorre, distinguem-se os seguintes tipos de rios: perenes: há fluxo o ano todo, ou pelo menos em 90% do ano, em um canal bem definido; intermitentes: geralmente, só há fluxo na estação chuvosa (50% do período ou menos); e, efêmero: só há fluxo durante chuvas ou períodos chuvosos; os canais não estão bem definidos.

Essa afirmativa está correta ao descrever os diferentes tipos de rios com base na duração do fluxo de água. A classificação em rios perenes, intermitentes e efêmeros está de acordo com os critérios hidrológicos utilizados.

Portanto, as afirmativas corretas são a I e a IV, justificando a escolha da alternativa B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Corretas I e IV

II. A água doce não é completamente livre de sais minerais dissolvidos.

III. A declividade da bacia hidrográfica influencia a infiltração (maior declividade, menor infiltração), o escoamento superficial (maior declividade, maior escoamento superficial) e a umidade do solo (influenciando a infiltração, está influenciando a umidade) em uma bacia hidrográfica.

E ainda influencia no tempo de duração do escoamento superficial e de concentração da precipitação nos leitos dos cursos d’água (maior declividade, menor tempo de concentração)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo