O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sancionado em ...
I. A Lei nº 13.798 de 3 de janeiro de 2019 que instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência e a Lei nº 13.812/2019, de 16 de março de 2019 que instituiu a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, criou o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e exigiu autorização judicial para viagem de menores sem companhia dos responsáveis.
II. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) incorporou os avanços preconizados na Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas e trouxe o caminho para se concretizar o Artigo 226 da Constituição Federal, que determinou direitos e garantias fundamentais a crianças e adolescentes. Considerado o maior símbolo dessa nova forma de se tratar a infância e a adolescência no país, o ECA inovou ao trazer a proteção integral, na qual crianças e adolescentes são vistos como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento e com prioridade absoluta. Reafirmou a responsabilidade da família, sociedade e Estado de garantir as condições para o pleno desenvolvimento dessa população, além de colocá-la a salvo de toda forma de discriminação, exploração e violência.
III. Para garantir a efetivação da proteção integral, governo e sociedade civil trabalham em conjunto por meio dos conselhos municipais, estaduais, distrital e nacional dos direitos da criança e do adolescente. Com caráter deliberativo e composição paritária, essas instâncias fazem o controle das políticas públicas e estão entre os principais atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).
IV. O Artigo 13 ganhou nova redação por meio da Lei nº 13.010 de 2014, que passou a vigorar: “Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maustratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais”.
É correto apenas o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - I, III e IV.
A questão aborda alterações e características do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma lei fundamental que estabelece os direitos e a proteção da criança e do adolescente no Brasil. O conhecimento sobre as atualizações legislativas e a compreensão dos princípios norteadores do ECA são essenciais para resolver a questão.
O item I está correto e destaca duas leis importantes: a Lei nº 13.798/2019, que instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, e a Lei nº 13.812/2019, que instituiu a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e criou o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Esta última também trouxe a exigência de autorização judicial para a viagem de menores sem a companhia dos responsáveis, reforçando a proteção a crianças e adolescentes.
O item II contém um erro de data. A Lei nº 13.812 foi sancionada em 08 de abril de 2019, e não em 16 de março de 2019, como afirma o item. Portanto, o item II é incorreto.
O item III está correto e refere-se à atuação de governo e sociedade civil na garantia dos direitos da criança e do adolescente por meio dos conselhos dos direitos desses públicos. Estes têm um papel deliberativo e são compostos de forma paritária, contribuindo para o controle e implementação de políticas públicas dentro do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).
O item IV está correto e menciona a Lei nº 13.010/2014, conhecida como Lei Menino Bernardo, que alterou o Artigo 13 do ECA. A lei estabelece a obrigatoriedade de comunicação ao Conselho Tutelar em casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, tratamento cruel ou degradante e maus-tratos contra crianças e adolescentes.
Com base na análise dos itens e da legislação vigente, a alternativa C é a única que contém as afirmações corretas sobre o ECA e suas atualizações.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quanto ao item II: o Artigo 226 da Constituição Federal versa sobre a família, o artigo que aborda sobre criança e adolescente é o 227.
Gab: C.
I) Certo. Lei n. 13.798/19- Acrescenta art. 8º-A à Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), para instituir a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.
Lei n. 13.812/19- Institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, cria o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
II) ERRADO. O ECA, de fato, incorporou os avançados preconizados pela Convenção sobre os Direitos da Criança, assim como pela Constituição de 1988. Com isso, houve uma virada paradigmática na proteção das crianças e adolescente, que antes eram considerados objetos de tutela pela superada Doutrina da Situação Irregular. Com a Convenção sobre os Direitos da Criança e a Constituição Cidadã de 1988, foi pavimentado o caminhado da Doutrina da Proteção Integral, que considera crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. Em suma, não foi o ECA que inovou ao trazer a doutrina da proteção integra, mas sim uma inovação da própria Constituição Federal.
III) Certo. O Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) surgiu no ano de 2006, com o intuito de fortalecer a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e garantir a proteção integral à infância e adolescência. O SGDCA é formado por conselhos tutelares, promotores, juízes, defensores públicos, conselheiros de direitos da criança e adolescente, educadores sociais, profissionais que trabalham nas políticas públicas de educação, saúde e assistência social, policiais, profissionais e voluntários de entidades de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
IV) Certo. Art. 13 do ECA. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo