Leia o caso clínico.Paciente de 24 anos, sexo masculino, co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2134161 Medicina

Leia o caso clínico.

Paciente de 24 anos, sexo masculino, contador, refere ter iniciado tosse seca há uma semana. Há quatro dias a tosse passou a ser produtiva com expectoração amarelada e iniciou com febre aferida, acompanhada de inapetência e calafrios. Há dois dias tem sentido dor ventilatório-dependente na base do pulmão direito. Ao exame físico, apresenta bom estado geral, taquipneia e, na base do pulmão direito: expansibilidade reduzida, frêmito toraco-vocal aumentado, macicez à percussão, murmúrio vesicular diminuído e pectoriloquia. Nega comorbidades, nega alergia a medicamentos, não apresenta fator de risco para resistência bacteriana e nunca esteve internado. Refere que fez uso de um antibiótico por via oral há 19 dias para um quadro respiratório prévio.


A hipótese diagnóstica clínica compatível com o caso e a conduta terapêutica indicada, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, são, respectivamente

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A hipótese diagnóstica clínica compatível com o caso é pneumonia, devido aos sintomas apresentados pelo paciente, como tosse produtiva com expectoração amarelada, febre, dor ventilatório-dependente na base do pulmão direito e alterações no exame físico, como expansibilidade reduzida e frêmito toraco-vocal aumentado. A conduta terapêutica indicada, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, é o uso de beta-lactâmico + macrolídeo, que são antibióticos indicados para o tratamento de pneumonia adquirida na comunidade. O uso de amoxicilina + ácido clavulânico pode ser indicado para outras infecções, mas não para pneumonia adquirida na comunidade, como no caso desse paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo