Nos casos de neonatos sem indicadores de risco para a defi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541096 Fonoaudiologia
Nos casos de neonatos sem indicadores de risco para a deficiência auditiva, o método recomendado para a Triagem Auditiva Neonatal é o registro: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Das Emissões Otoacústicas Transientes ou Emissões Otoacústicas por produto de distorção.

A questão aborda a Triagem Auditiva Neonatal (TAN), procedimento essencial para a detecção precoce de possíveis deficiências auditivas em neonatos. Este é um tema relevante na Fonoaudiologia - Neonatologia, pois a identificação precoce de problemas auditivos permite intervenções imediatas, melhorando os prognósticos de desenvolvimento comunicativo e social da criança.

Para resolver essa questão, é necessário conhecer os métodos recomendados para a TAN, especialmente em neonatos sem indicadores de risco para deficiência auditiva.

Justificativa da alternativa correta:

C - Das Emissões Otoacústicas Transientes ou Emissões Otoacústicas por produto de distorção:

As Emissões Otoacústicas (EOA) são sons emitidos pela cóclea em resposta a um estímulo acústico e são um método não invasivo, rápido e eficaz para a triagem auditiva neonatal. Elas podem ser de dois tipos principais: Emissões Otoacústicas Transientes (EOAT) e Emissões Otoacústicas por Produto de Distorção (EOAPD). Ambos os métodos são amplamente utilizados e recomendados para a TAN em neonatos sem fatores de risco, devido à sua alta sensibilidade e especificidade para detectar perdas auditivas.

Análise das alternativas incorretas:

A - Do PEATE-A:

O Padrão de Resposta ao Estímulo Acústico Automático (PEATE-A) é um exame que avalia as vias auditivas até o tronco cerebral. Embora seja um método eficaz para detectar perdas auditivas, é mais complexo e geralmente utilizado em neonatos com indicadores de risco ou quando há falha nas emissões otoacústicas.

B - Do P300:

O P300 é um potencial evocado auditivo relacionado a eventos, usado para avaliar a função cortical e processos cognitivos. Não é utilizado para triagem auditiva neonatal, pois sua aplicação é mais voltada para a avaliação de funções cognitivas em crianças maiores e adultos.

D - Da Timpanometria de banda larga:

A Timpanometria de banda larga é um exame que avalia a mobilidade da membrana timpânica e a função da orelha média. Embora útil para diagnósticos complementares, não é o método primário recomendado para a triagem auditiva neonatal.

E - Da Audiometria comportamental:

A Audiometria comportamental observa as respostas comportamentais a estímulos sonoros. Este método é inadequado para triagem neonatal, pois requer a colaboração ativa do paciente, o que não é viável em recém-nascidos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo