Julgue os itens a seguir acerca de administração de recursos...
No sistema de planejamento de necessidades de materiais, também chamado MRP, a liberação para a produção de partes e componentes cuja demanda dependa de outro produto ocorrerá por meio do conceito de “puxar estoques”.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, precisamos entender o conceito de MRP (Material Requirements Planning), ou Planejamento de Necessidades de Materiais. Este sistema é utilizado para gerenciar a produção e o inventário de peças e componentes dentro de uma empresa. O MRP é essencial para garantir que os materiais necessários estejam disponíveis no momento certo e nas quantidades corretas.
A alternativa correta é: E - errado.
Vamos entender o motivo:
No contexto do MRP, o conceito de "puxar estoques" está incorretamente associado. Na verdade, o MRP opera sob um sistema de “empurrar estoques”. Isso significa que as ordens de produção e compra são geradas com base em previsões de demanda futura, planejando o que será necessário com antecedência para evitar faltas de materiais. É um sistema proativo, onde os recursos são empurrados de acordo com um planejamento pré-estabelecido.
Por outro lado, o conceito de “puxar estoques” é mais comumente associado ao sistema Just-in-Time (JIT). Neste sistema, a produção e a reposição de materiais ocorrem apenas quando há demanda real e imediata, evitando excesso de estoque e focando na eficiência do fluxo de trabalho.
Agora, analisando as alternativas:
C - certo: Esta alternativa está incorreta porque afirma que o MRP utiliza o sistema de "puxar estoques", o que não é verdade. Como explicado, o MRP é um sistema de "empurrar estoques".
E - errado: Esta alternativa está correta porque reconhece que a afirmação sobre o MRP e o "puxar estoques" é equivocada.
Compreender essas diferenças entre os sistemas de gestão de estoques ajuda a resolver a questão com maior segurança. A chave está em distinguir o planejamento antecipado do MRP do sistema reativo do JIT.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
FONTE: DIAS, 1995 página138
Just In Time, filosofia do comprar o que se precisa, quando se precisa, na quantidade necessária, é um sistema de PUXAR estoques, o estoque é efetuado conforme a necessidade de consumo/mercado. Só se produz depois que o cliente faz o pedido.
A demanda do mercado faz a influência direta sobre o produto final. O MRP vem auxiliar os itens de demanda dependente (desde produto final ou de componentes intermediários). Em outras palavras, controla as necessidades de componentes de um produto fabricado pela organização.
as informações de uma entrada para o MRP provêm de 3 grandes bases de dados: o Plano Mestre de Produção dos produtos finais (pedidos já feitos; previsão de demanda etc.); as estruturas dos produtos finais com base em seus componentes (relação de itens de material necessários à composição do produto acabado); a situação dos estoques destes itens. Observação: o assim chamado “MRP clássico” (ou MRP I) evoluiu ao introduzir os conceitos de recursos financeiros e de produção. Neste caso, passou-se a denomina-lo MRP II ou Planejamento de Recursos de Manufatura. O MRP II inova ao incluir dados sore as capacidades dos equipamentos, recursos de engenharia, finanças e marketing.
De posse dos dados, o MRP almeja a consecução dos seguintes objetivos: racionalizar o nível de estoque, evitando desperdícios; e garantir que os itens de material estejam na quantidade correta e no instante apropriado para a produção. Para tanto, produz ou compra-se o componente, conforme seja mais adequado. Apesar da lógica do MPR possibilitar prescindir o uso do computador, geralmente emprega-se um software a fim de lidar com as variáveis de volumes de itens e prazos de produção, dada a complexidade usual das situações práticas
Administração de recursos materiais e patrimoniais para concursos, Renato Fenili
Olá gente;
O erro da questão- Não ocorrerá por meio de puxar estoques,mas sim de empurrar estoques..
MRP- Neste sistema a fábrica fará um estudo de previsão da demanda e de acordo com o resultado da previsão da demanda, ela produz antes de o cliente fazer o pedido e depois do produto pronto , o mesmo será empurrado no cliente, é o famoso (To Push-Produção para empurrar no cliente, tipo loja de R$ 1,99).
JUST IN TIME- A fábrica somente irá produzir o que o cliente pedir, somente depois que o mesmo faz o pedido a produção será iniciada, é o famoso (To Pull- só vende de acordo com o pedido)
A evolução do sistema MRP para MRP II, tem como diferencial a inclusão de todos os recursos de produção: a capacidade das máquinas, a disponibilidade da mão de obra e os recursos financeiros.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo