Entre 1095 e 1270, ocorreu uma série de expedições, todas c...
O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As expedições ocorridas entre 1095 e 1270, marcadas pelo envolvimento direto dos Papas da época e voltadas para a defesa dos interesses cristãos na Europa, tiveram um impacto significativo na história. Essas ações tiveram como objetivos a expulsão dos muçulmanos do continente europeu, a ampliação da influência da Europa e, ainda que sem sucesso, a conquista da Terra Santa.
Importante destacar que essas expedições são conhecidas como Cruzadas, um termo que sintetiza tanto o caráter militar das campanhas quanto o simbolismo religioso que as envolvia, com os participantes carregando a cruz como símbolo de sua missão.
Reconhecendo a relevância histórica desses eventos, a alternativa correta e que reflete a designação dessas expedições é a letra D - Cruzadas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
foi um dos movimentos militares, de caráter parcialmente cristão, que partiram da Europa Ocidental e cujo objetivo era colocar a Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina) e a cidade de Jerusalém sob a soberania dos cristãos. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turcos muçulmanos.
d) Cruzadas.
Quando se denunciou na Europa que os muçulmanos maltratavam os peregrinos cristãos que chegavam à Terra Santa, iniciou-se o movimento cruzadista. Convocadas primeiramente pelo papa Urbano II, em 1095, na França, as Cruzadas foram, então, expedições de cristãos europeus contra os muçulmanos ocorridas durante os séculos XI a XIII. A missão dos cavaleiros cristãos era libertar a região da Palestina, que na época fazia parte do Império Islâmico.
Além dessa motivação religiosa, entretanto, outros interesses políticos e econômicos impulsionaram o movimento cruzadista:
• A Igreja procurava unir os cristãos do Ocidente e do Oriente, que haviam se separado em 1054, no chamado Crisma do Oriente, surgido a partir daí a Igreja Ortodoxa Grega, liderada pelo patriarca de Constantinopla;
• Havia uma camada da nobreza que não herdava feudos pois a herança cabia apenas ao filho mais velho. Assim, os nobres sem terra da Europa Ocidental queriam apoderar-se das terras do Oriente;
• Os comerciantes italianos, principalmente das cidades de Gênova e Veneza, desejavam dominar o comércio do Mar Mediterrâneo e obter alguns produtos de luxo para comercializarem na Europa;
• Outros grupos populacionais marginalizados tinham interesse em conquistar riquezas nas cidades orientais.
Oito Cruzadas foram organizadas entre 1095 e 1270, que apesar de obterem algumas vitórias sobre os muçulmanos, não conseguiram reconquistar a Terra Santa.
FONTE: https://www.historiadomundo.com.br/idade-media/o-fim-das-invasoes-barbaras.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo