Uma mulher de 25 anos procura atenção médica por apresentar,...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão de Dermatologia, é importante identificar o quadro clínico apresentado e associá-lo ao tratamento mais adequado. A questão descreve uma condição típica de escabiose, também conhecida como sarna.
Alternativa correta: E - benzoato de benzila tópico.
Vamos entender por que essa é a resposta correta:
O tema central da questão envolve o diagnóstico e tratamento de uma doença de pele comum, a escabiose. Os sintomas descritos, como prurido intenso à noite, lesões em forma de túneis e a distribuição das lesões, junto com o envolvimento de familiares, são indicativos dessa condição. A escabiose é causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei.
Justificativa para a alternativa correta: O benzoato de benzila é um tratamento tópico eficaz contra a escabiose. Ele atua eliminando os ácaros que causam a doença, aliviando os sintomas e curando as lesões na pele. A administração tópica é indicada para tratar as áreas afetadas da pele.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - ciprofloxacina por via oral: Ciprofloxacina é um antibiótico usado para tratar infecções bacterianas, não infecções parasitárias como a escabiose. Portanto, não seria eficaz neste caso.
B - fluconazol sistêmico: Fluconazol é um antifúngico, usado para tratar infecções fúngicas, e não teria efeito sobre ácaros responsáveis pela escabiose.
C - dexametasona tópica: Dexametasona é um corticosteroide que pode reduzir a inflamação e o prurido, mas não trata a causa subjacente da escabiose, que é a infestação por ácaros.
D - dexclorfeniramina de uso tópico e sistêmico: Embora a dexclorfeniramina possa ajudar a aliviar o prurido, ela não trata a infestação pelos ácaros. É apenas um anti-histamínico que alivia sintomas, mas não elimina o ácaro.
Portanto, a alternativa E - benzoato de benzila tópico é a única que trata a causa da escabiose, eliminando os ácaros da pele. Esse é o tratamento mais indicado para a doença descrita.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas. Faz-se a remoção do produto, no banho, 8 a 14 horas após a aplicação. Uma segunda aplicação, uma a duas semanas depois, pode ser necessária, sendo mais efetiva. Em crianças menores de 2 anos, em idosos e em imunodeprimidos deve incluir-se o couro cabeludo, face (não aplicar na região periocular e perilabial), pescoço e orelhas. O sucesso do tratamento é visto com a resolução das lesões e a cessação do prurido noturno em torno de uma semana. Prurido residual pode permanecer por 2 a 4 semanas após o tratamento.
O uso da permetrina é seguro na gestação, durante a amamentação e em crianças a partir de 2 meses de vida. Para crianças menores de 2 meses, o medicamento de escolha é o enxofre a 6% em vaselina (sob manipulação). Deve-se aplicar em todo o corpo por 24 horas, por três noites consecutivas. O banho deve ser realizado imediatamente antes da próxima aplicação repetindo o tratamento após uma semana. As principais desvantagens do enxofre são o cheiro e a cosmética desagradáveis.
A ivermectina oral pode ser utilizada para tratamento de escabiose, na dose de 200 mcg/kg, repetindo-se a dose em 7 a 14 dias. A apresentação é comprimidos de ivermectina 6 mg. A ivermectina é particularmente utilizada em pacientes não responsivos à terapia tópica, na escabiose crostosa, em imunossuprimidos, em idosos, em pacientes com eczema generalizado, dermatite atópica e em outras situações nas quais a terapêutica tópica possa ser utilizada.
Para o sucesso terapêutico é necessário evitar a reinfestação do paciente através das seguinte medidas:
•roupas utilizadas pelo paciente nos últimos 3 dias, roupas de cama/cobertores e toalhas devem ser lavados com água quente (55° a 60°) por pelo menos 20 minutos e passados a ferro ou colocados na máquina de secar.
•roupas que não puderem ser lavadas ou caso não haja disponibilidade da água quente, deixar fechadas em um saco plástico por 3 dias.
•contatos pessoais próximos (coabitantes e indivíduos com contato físico prolongado pele a pele nas seis semanas anteriores) podem ter escabiose ativa, mesmo que não apresentem sintomas. Portanto, deve-se considerar o tratamento simultâneo desses contatos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo