De acordo com BAPTISTA, constituem-se a partir da articulaç...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Redes sociais movimentalistas.
A questão aborda o conceito de redes sociais movimentalistas, conforme discutido por Myrian Veras Baptista, uma importante referência no campo do Serviço Social. Essas redes são entendidas como estruturas dinâmicas que se formam a partir da articulação entre grupos sociais com diferentes naturezas e funções, mas que estão ligados por meio de relações interpessoais.
O papel dessas redes é fundamental para a oxigenação das demais redes sociais e institucionais, uma vez que elas promovem novas demandas de justiça e podem influenciar políticas públicas e práticas sociais. O termo "movimentalista" indica que estas redes estão em constante movimento e transformação, muitas vezes associadas a movimentos sociais, políticos e culturais que buscam mudanças em diversos âmbitos da sociedade.
Para identificar a alternativa correta, era necessário o conhecimento teórico sobre o funcionamento e a importância das redes sociais no contexto da Assistência Social e sua relação com a mobilização por direitos e justiça social. As redes sociais movimentalistas são caracterizadas pela sua capacidade de inserção de novas demandas na agenda social e pela sua natureza dinâmica e transformadora.
As outras opções apresentadas não são corretas nesse contexto, pois referem-se a diferentes tipos de redes: setoriais públicas e privadas estão relacionadas com organizações específicas do setor público ou privado, respectivamente; enquanto redes de serviços sociocomunitários dizem respeito a um conjunto de serviços oferecidos à comunidade, sem necessariamente ter o mesmo caráter movimentalista e transformador.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
REDE SOCIAL ESPONTÂNEA: constituída pelo núcleo familiar, pela vizinhança, pela comunidade e pela Igreja. São consideradas as redes primárias, sustentadas em princípios como cooperação, afetividade e solidariedade.
REDES SÓCIO - COMUNITÁRIAS: constituída por agentes filantrópicos, organizações comunitárias, associações de bairros, entre outros que objetivam oferecer serviços assistenciais, organizar comunidades e grupos sociais.
REDE SOCIAL MOVIMENTALISTA: constituída por movimentos sociais de luta pela garantia dos direitos sociais (creche, saúde, educação, habitação, terra...). Caracteriza-se por defender a democracia e a participação popular.
REDES SETORIAIS PÚBLICAS: são aquelas que prestam serviços e programas sociais consagrados pelas políticas públicas como educação, saúde, assistência social, previdência social, habitação, cultura, lazer, etc.
REDES DE SERVIÇOS PRIVADOS: constituída por serviços especializados na área de educação, saúde, habitação, previdência, e outros que se destinam a atender aos que podem pagar por eles.
REDES REGIONAIS: constituídas pela articulação entre serviços em diversas áreas da política pública e entre municípios de uma mesma região.
REDES INTERSETORIAIS*: são aquelas que articulam o conjunto das organizações governamentais, não governamentais e informais, comunidades, profissionais, serviços, programas sociais, setor privado, bem como as redes setoriais, priorizando o atendimento integral às necessidades dos segmentos vulnerabilizados socialmente.
Fonte: GUARÁ, et al Gestão Municipal dos serviços de atenção à criança e ao adolescente. São Paulo: IEE/PUC - SP; Brasília: SAS/MPAS,1998.
*Núcleo de Estudos da Família Criança e Adolescente da UEPG - Ponta Grossa/Pr
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo