Nas duas primeiras frases do texto, o autor emprega a palavr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1719111 Português
O texto a seguir foi extraído do livro O pároco de aldeia, de Alexandre Herculano. Leia-o atentamente para responder as próximas questões.

“Como a filosofia é triste e árida! Como a florinha do campo, a alma por onde passou a procela da filosofia, esse turbilhão transitório de doutrinas, de sistemas, de opiniões, de argumentos, pende desanimada e tristonha; e na claridade baça do ceticismo, que torna pesada e fria a atmosfera da inteligência, não pode aquecer-se aos raios esplêndidos do sol de uma crença viva. Com Kant, o universo é uma dúvida: com Locke, é dúvida o nosso espírito: e num destes abismos vêm precipitar-se todas as antologias. Como a filosofia é triste e árida! A árvore da ciência, transplantada do Éden, trouxe consigo a dor, a condenação e a morte; mas a sua pior peçonha guardou-se para o presente: foi o ceticismo. Feliz a inteligência vulgar e rude, que segue os caminhos da vida com os olhos fitos na luz e na esperança postas pela religião além da morte, sem que um momento vacile, sem que um momento a luz se apague ou a esperança se desvaneça! Feliz a alma vulgar e rude que crê e nem sequer sabe que a dúvida existe no mundo! Para ela, as noites não têm os pesadelos monstruosos, nem os dias a meditações febris em que o cético involuntário se debate na orla do possível, que toca por um lado nas solidões do nada, por outro na imensidade de Deus. Mas ainda mais feliz a inteligência superior às do vulgo, aquela que a Providência destinou à missão do poeta, nos anos da infância e da juventude, antes que o bafo árido da ciência a queimasse, passando por cima dela!”
(Trecho com adaptações).
Nas duas primeiras frases do texto, o autor emprega a palavra “como”: “Como a filosofia é triste e árida! Como a florinha do campo…”. A respeito disso, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, é importante compreender a classificação morfológica da palavra "como" nas frases apresentadas. O foco está na identificação da função que o termo "como" desempenha nas frases destacadas do texto de Alexandre Herculano.

Alternativa Correta: A

Na primeira frase, o termo “como” pode ser classificado como advérbio. Na frase "Como a filosofia é triste e árida!", a palavra "como" é usada para expressar uma exclamação, indicando intensidade ou surpresa em relação à natureza da filosofia. Nessa função, "como" atua como um advérbio exclamativo, enfatizando o aspecto emocional ou subjetivo do comentário feito pelo autor.

Análise das alternativas incorretas:

B - Em ambas as frases, o termo “como” pode ser classificado como advérbio. Esta alternativa está incorreta porque, embora na primeira frase "como" seja um advérbio, na segunda frase, "Como a florinha do campo…", "como" é utilizado de maneira diferente, sugerindo uma comparação e não uma exclamação.

C - Na segunda frase, o termo “como” pode ser classificado como preposição. A classificação como preposição está incorreta porque "como" na segunda frase funciona como uma conjunção comparativa, introduzindo uma comparação entre a alma após a passagem da filosofia e a flor do campo.

D - Em ambas as frases, o termo “como” pode ser classificado como preposição. Esta alternativa também é incorreta pelas mesmas razões apontadas na análise da alternativa C, além do fato de que "como" na primeira frase não atua como preposição, mas sim como advérbio.

Ao identificar a função morfológica da palavra "como" nas frases, o estudante pode compreender melhor a estrutura e a intenção do texto, além de aprimorar suas habilidades em análise sintática e morfológica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na segunda frase, o termo “como” pode ser classificado como conjunção subordinativa comparativa.

A palavra "como" pode ser classificada como advérbio quando: Relaciona-se a um verbo ou a um adjetivo, exprimindo circunstância de intensidade ou de modo. Sintaticamente exerce a função de adjunto adverbial de modo ou intensidade:

"Como a filosofia é triste e árida! "

gabarito letra A

 “Como a filosofia é triste e árida! Como a florinha do campo…”.

➡ o primeiro como se trata de um advérbio de intensidade (quão triste e árida é a filosofia)

➡ o segundo como se trata de uma conjunção comparativa

bons estudos

mais conteúdo no insta @mike_estudante

GAB: A

Os Advérbios acrescentam uma ideia de circunstância ao verbo, ao adjetivo ou aos próprios advérbios. As Preposições têm a função de estabelecer a conexão entre os sentidos dentro de uma oração;

Advérbios se referem a verbos, advérbios ou adjetivos. Como está se referindo a triste e árida. Pode ser substituído pelo advérbio de intensidade quão. "Quão triste é não sentir amor?" "Quão triste e árida é a filosofia!"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo