Nas duas primeiras frases do texto, o autor emprega a palavr...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, é importante compreender a classificação morfológica da palavra "como" nas frases apresentadas. O foco está na identificação da função que o termo "como" desempenha nas frases destacadas do texto de Alexandre Herculano.
Alternativa Correta: A
Na primeira frase, o termo “como” pode ser classificado como advérbio. Na frase "Como a filosofia é triste e árida!", a palavra "como" é usada para expressar uma exclamação, indicando intensidade ou surpresa em relação à natureza da filosofia. Nessa função, "como" atua como um advérbio exclamativo, enfatizando o aspecto emocional ou subjetivo do comentário feito pelo autor.
Análise das alternativas incorretas:
B - Em ambas as frases, o termo “como” pode ser classificado como advérbio. Esta alternativa está incorreta porque, embora na primeira frase "como" seja um advérbio, na segunda frase, "Como a florinha do campo…", "como" é utilizado de maneira diferente, sugerindo uma comparação e não uma exclamação.
C - Na segunda frase, o termo “como” pode ser classificado como preposição. A classificação como preposição está incorreta porque "como" na segunda frase funciona como uma conjunção comparativa, introduzindo uma comparação entre a alma após a passagem da filosofia e a flor do campo.
D - Em ambas as frases, o termo “como” pode ser classificado como preposição. Esta alternativa também é incorreta pelas mesmas razões apontadas na análise da alternativa C, além do fato de que "como" na primeira frase não atua como preposição, mas sim como advérbio.
Ao identificar a função morfológica da palavra "como" nas frases, o estudante pode compreender melhor a estrutura e a intenção do texto, além de aprimorar suas habilidades em análise sintática e morfológica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na segunda frase, o termo “como” pode ser classificado como conjunção subordinativa comparativa.
A palavra "como" pode ser classificada como advérbio quando: Relaciona-se a um verbo ou a um adjetivo, exprimindo circunstância de intensidade ou de modo. Sintaticamente exerce a função de adjunto adverbial de modo ou intensidade:
"Como a filosofia é triste e árida! "
gabarito letra A
“Como a filosofia é triste e árida! Como a florinha do campo…”.
➡ o primeiro como se trata de um advérbio de intensidade (quão triste e árida é a filosofia)
➡ o segundo como se trata de uma conjunção comparativa
bons estudos
mais conteúdo no insta @mike_estudante
GAB: A
Os Advérbios acrescentam uma ideia de circunstância ao verbo, ao adjetivo ou aos próprios advérbios. As Preposições têm a função de estabelecer a conexão entre os sentidos dentro de uma oração;
Advérbios se referem a verbos, advérbios ou adjetivos. Como está se referindo a triste e árida. Pode ser substituído pelo advérbio de intensidade quão. "Quão triste é não sentir amor?" "Quão triste e árida é a filosofia!"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo