Recomenda-se o rastreamento sistemático para anemia apenas p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2274559 Enfermagem
Recomenda-se o rastreamento sistemático para anemia apenas para crianças de risco. Qual das situações abaixo relacionadas representa fator de risco para anemia e necessidade de suplementação e rastreamento em crianças maiores de 24 meses?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Programa Nacional de Suplementação de Ferro consiste na suplementação profilática de ferro para todas as crianças de seis a 24 meses de idade, gestantes ao iniciarem o pré-natal, independentemente da idade gestacional até o terceiro mês pós-parto, e na suplementação de gestantes com ácido fólico. 

A) Correta - Conforme o Caderno 33-Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento do Ministério da Saúde. Trata-se de um fator de risco para anemia e necessidade de suplementação e rastreamento em crianças maiores de 24 meses: Dieta pobre em ferro: vegetarianos, excesso de laticínios (mais de 2 copos de leite por dia ou equivalente) e baixa ingesta de frutas e verduras.

B) Incorreta- A alternativa propõe por fator de risco para anemia e necessidade de suplementação e rastreamento em crianças maiores de 24 meses: Crianças em aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, estando incorreta, conforme o Caderno 33-Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento do Ministério da Saúde, crianças em aleitamento materno exclusivo até os 6 meses,  classificam-se por  fatores de risco para anemia grupo 1 (com menos de 12 meses). 

C) Incorreta- A alternativa propõe por fator de risco a anemia:  Crianças em uso de fórmulas com leite de vaca não enriquecidas com ferro, estando incorreta, conforme o Caderno 33-Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento do Ministério da Saúde, crianças em uso de fórmulas com leite de vaca não enriquecidas com ferro, classificam-se por  fatores de risco para anemia grupo 1 (com menos de 12 meses). 

D) Incorreta- A alternativa propõe por fator de risco a anemia: Prematuros sadios e bebês pequenos para a idade gestacional (PIG), estando incorreta, conforme o Caderno 33-Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento do Ministério da Saúde, prematuros sadios e bebês pequenos para a idade gestacional (PIG), classificam-se por  fatores de risco para anemia grupo 1 (com menos de 12 meses). 

E) Incorreta- A alternativa propõe por fator de risco a anemia:  Prematuros com história de hemorragia perinatal, gestação múltipla, ferropenia materna grave durante a gestação (Hb < 8), hemorragias uteroplacentárias e hemorragias neonatais (ou múltiplas extrações sanguíneas), estando incorreta, conforme o Caderno 33- Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento do Ministério da Saúde, Prematuros com história de hemorragia perinatal, gestação múltipla, ferropenia materna grave durante a gestação (Hb < 8), hemorragias uteroplacentárias e hemorragias neonatais (ou múltiplas extrações sanguíneas), classificam-se por  fatores de risco para anemia grupo 1 (com menos de 12 meses). 

Gabarito: Letra A


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Nacional de Suplementação de Ferro : manual de condutas gerais / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 24 p.: il.


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança : crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está perguntando sobre o rastreamento sistemático para anemia em crianças maiores de 24 meses e que situações representam um fator de risco para essa condição. A alternativa correta é a opção A, "Dieta pobre em ferro: vegetarianos, excesso de laticínios (mais de 2 copos de leite por dia ou equivalente) e baixa ingesta de frutas e verduras". Isso porque a anemia é frequentemente causada por deficiência de ferro, que é essencial para a produção de hemoglobina, um componente dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio. Uma dieta pobre em ferro é, portanto, um fator de risco para anemia. As alternativas restantes não são necessariamente fatores de risco para anemia em crianças maiores de 24 meses, embora possam representar outros riscos à saúde da criança.

Esse erro de português deixou muito na dúvida

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo