No item a seguir, é apresentado trechos adaptados de jornal ...
A legislação brasileira proíbe que menores de catorze anos trabalhem, mas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia, em 2008, um total de 993 mil crianças entre cinco e treze anos nessa situação. Em uma faixa etária mais ampla, até dezessete anos, quando se espera que os jovens ainda estejam estudando, foram contabilizados, ao todo, 4,5 milhões de crianças e adolescentes no exercício de algum tipo de trabalho.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: CORRETO
Já percebi que a banca em questão adora o jogo de palavras com "catorze" e "quartoze"
Ambas as formas de escrita, "catorze" e "quatorze", estão corretas e são válidas na língua portuguesa.
A estrutura das frases, a concordância verbal e nominal, bem como a pontuação, estão adequadas. Aqui estão alguns pontos específicos:
Concordância Verbal: “A legislação brasileira proíbe que menores de catorze anos trabalhem” - o verbo “proíbe” está corretamente conjugado no presente do indicativo, concordando com o sujeito “A legislação brasileira”.
Uso do Subjuntivo: “que menores de catorze anos trabalhem” - o verbo “trabalhem” está corretamente no subjuntivo, que é usado após a expressão “proíbe que”
Pontuação: A vírgula após “trabalhem” e antes de “mas” está correta, separando as orações coordenadas.
Concordância Nominal: “um total de 993 mil crianças entre cinco e treze anos” - a concordância entre “total” e “crianças” está correta.
Obs.:
Tanto as formas “catorze” quanto “quatorze” são formas corretas e aceitas para o número descrito na frase. Ambas as formas são sinônimas e podem ser usadas de maneira intercambiável sem gerar erro ao enunciado!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo