Atualmente as pessoas têm adoecido e morrido mais por causa ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2274562 Enfermagem
Atualmente as pessoas têm adoecido e morrido mais por causa de doenças crônicas, que são aquelas que demoram meses ou até anos para se manifestar, às vezes já com complicações para a pessoa. É interessante que o Agente Comunitário de Saúde tente identificar e mapear com a equipe de saúde quais são as doenças crônicas mais frequentes no seu território de atuação e da equipe e busquem oferecer estratégias para abordagem delas, que são comuns a quase todas as doenças crônicas. Qual das orientações abaixo é específica para pessoas com Diabetes Mellitus?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue 

A) Incorreta- A alternativa propõe por cuidado específico a pessoa com  Diabetes Mellitus: Verificar o comparecimento às consultas agendadas na Unidade Básica de Saúde, estando incorreta, a busca ativa é uma das atividades da Estratégia de Saúde da Família. Ela é uma ação que pode ser realizada por todos os membros da equipe em seu território de referência, tendo o Agente Comunitário de Saúde protagonismo nessa atividade por seu vínculo com esse território. A busca ativa está diretamente ligada a integralidade, um dos atributos da Atenção Primária à Saúde (APS), pois aproxima as ações e intervenções de saúde à necessidade da população adstrita, da comunidade e do território. 

B)  Incorreta- A alternativa propõe por cuidado específico a pessoa com  Diabetes Mellitus:  Estimular a realização de atividades físicas regulares, estando incorreta, a ação mencionada não trata-se de um cuidado específico da pessoa com diabetes, a prática de atividade física de forma regular e em níveis suficientes ajuda a prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiopatias, diabetes e cânceres além de contribuir para a melhora da capacidade cardiorrespiratória

C) Correta - Para controle do Diabetes, orienta-se aos profissionais que esclareça por meio de ações individuais ou coletivas, os fatores de risco para o diabetes, orientando sobre as medidas de prevenção, fazer acompanhamento da glicemia conforme orientação da equipe de saúde e  orientar sobre a importância do cuidado corporal especialmente com os pés ( examinar os pés diariamente) e, constatando qualquer alteração, comunicar à equipe de saúde. Lavar os pés com água morna (nunca quente) e secá-los muito bem, especialmente entre os dedos. 

D) Incorreta- A alternativa propõe por cuidado específico a pessoa com  Diabetes Mellitus: Estimular o desenvolvimento de hábitos de vida saudável, estando incorreta, a ação mencionada não trata-se de um cuidado específico da pessoa com diabetes,  desenvolver hábitos saudáveis significa priorizar o bem-estar, a longevidade e uma melhor qualidade de vida. E isso é conquistado através de uma alimentação mais equilibrada, da prática diária de atividades físicas ou mesmo do contato com a natureza. 

E) Incorreta- A alternativa propõe por cuidado específico a pessoa com  Diabetes Mellitus:  Verificar regularmente a pressão arterial, estando incorreta, medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano

Gabarito: Letra C



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A opção C, que diz "Ter o cuidado corporal redobrado, especialmente com os pés – examinar os pés diariamente – e, constatando qualquer alteração, comunicar à equipe de saúde", é a resposta correta para essa pergunta. Isso se deve ao fato de que pacientes com Diabetes Mellitus são mais propensos a desenvolver complicações nos pés devido ao mau controle glicêmico, que pode levar a neuropatia diabética (danos nos nervos) e doença vascular periférica (redução do fluxo sanguíneo). As complicações podem variar desde ressecamento e rachaduras na pele até infecções graves e úlceras que, em casos mais sérios, podem levar à necessidade de amputação. Portanto, o cuidado redobrado com os pés, incluindo inspeção diária para identificar qualquer alteração, é uma recomendação específica e crucial para pessoas com diabetes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo