COVID-19 foi o nome dado pela Organização Mundial da Saúde à...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1719118 Atualidades
COVID-19 foi o nome dado pela Organização Mundial da Saúde à doença causada por um novo tipo de coronavírus. Em relação a esse assunto, marque a afirmação INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta sobre a COVID-19 e identificar a alternativa INCORRETA. A alternativa incorreta é a C.

Tema Central: A questão aborda informações gerais sobre os coronavírus e a doença COVID-19, destacando a importância do conhecimento sobre doenças infecciosas, especialmente aquelas que têm grande impacto na saúde pública global.

Resumo Teórico: Os coronavírus são uma família de vírus que podem infectar tanto humanos quanto animais. Eles são responsáveis por causar infecções respiratórias, com manifestações que podem variar de um simples resfriado a doenças mais severas, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). A COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, foi identificada pela primeira vez em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, China, e rapidamente se disseminou globalmente, sendo declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020. (Fonte: OMS)

Justificativa da Alternativa Correta C: A alternativa C afirma que "Antes de um novo coronavírus ter sido identificado pela primeira vez na China, em fins de 2019, a doença COVID-19 já era bem conhecida no mundo". Esta afirmação é incorreta. A COVID-19 surgiu como uma nova doença causada por um novo tipo de coronavírus, o SARS-CoV-2. Antes de sua identificação em 2019, essa doença não era conhecida. Portanto, afirmar que a COVID-19 já era bem conhecida antes de 2019 é um erro factual.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A: "Os coronavírus são uma extensa família de vírus que podem causar enfermidades tanto em animais como em humanos." Esta é uma afirmação correta e reflete o conhecimento científico atual sobre a família dos coronavírus.
  • B: "Vários tipos de coronavírus causam infecções respiratórias em humanos, que podem ir desde um resfriado comum até enfermidades mais graves." Esta alternativa também está correta, pois existem diferentes coronavírus que causam uma gama de doenças respiratórias.
  • D: "Os sintomas mais comuns associados à doença COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca, mas alguns pacientes podem apresentar dor de garganta ou diarreia." Esta descrição dos sintomas está correta e é amplamente respaldada pelas autoridades de saúde.

Estratégias para Interpretação: Ao lidar com questões de atualidades, preste atenção em palavras que indiquem certeza, como "sempre", "nunca" e "já bem conhecida". Elas podem ser indicativas de pegadinhas. Além disso, verifique a data dos eventos mencionados para validar a cronologia dos fatos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

COVID-19 foi o nome dado pela Organização Mundial da Saúde à doença causada por um novo tipo de coronavírus. Em relação a esse assunto, marque a afirmação INCORRETA.

A) Os coronavírus são uma extensa família de vírus que podem causar enfermidades tanto em animais como em humanos.

Os coronavírus são um grupo de vírus de RNA altamente diversificados, da família Coronaviridae, divididos em quatro gêneros: alfa, beta, gama e delta, que causam doenças leves a graves em seres humanos e animais.

Link: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52523

-------------------------------

B) Vários tipos de coronavírus causam infecções respiratórias em humanos, que podem ir desde um resfriado comum até enfermidades mais graves.

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos.

Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Link: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-e/13466/1204/#:~:text=Em%20humanos%2C%20sabe%2Dse%20que,Respirat%C3%B3ria%20Aguda%20Grave%20(SARS).

-------------------------------

C) Antes de um novo coronavírus ter sido identificado pela primeira vez na China, em fins de 2019, a doença COVID-19 já era bem conhecida no mundo.

Em 11 de fevereiro de 2020, o International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV) [Comitê Internacional de Taxonomia Viral] anunciou que o vírus havia sido nomeado coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) e, "no mesmo dia", OMS nomeou a doença como doença do novo coronavírus, COVID-19. [Gabarito]

Link: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52523

-------------------------------

D) Os sintomas mais comuns associados à doença COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca, mas alguns pacientes podem apresentar dor de garganta ou diarreia.

Os sinais e sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, falta de ar, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Os sintomas costumam começar de forma leve e podem ou não agravar. Algumas pessoas infectadas não chegam a apresentar sinais ou sintomas. A maior parte das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Uma em cada seis pessoas infectadas pela COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. Com base nos dados atuais, 81% dos casos parecem ter doença leve, 14% parecem progredir para doença grave e 5% são críticos.

Link: http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/agravos/publicacoes/Perguntas%20e%20respostas%20coronavirus.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo