A respeito da segurança do trabalho nas instalações industri...
A respeito da segurança do trabalho nas instalações industriais e da proteção contra incêndios nas edificações, julgue o item a seguir.
O abafamento é um método de extinção do fogo mais
eficiente em fogos da classe A que em fogos da classe B.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os incêndios Classe A são aqueles que ocorrem em materiais sólidos, como por exemplo: tecido, algodão, borracha, papel e madeira; enquanto que os incêndios Classe B são aqueles que ocorrem em líquidos ou até mesmo gases inflamáveis, da mesma forma sólidos que se liquefazem, como exemplo, temos: gasolina, graxas, querosenes, óleos, parafinas e demais derivados de petróleo.
Quando o incêndio ocorre sobre materiais que queimam apenas em sua superfície, da forma que ocorre em líquidos inflamáveis como álcool e gasolina, ele é considerado incêndio de classe B. Para incêndios da classe B, uma das formas de combate é a utilização de extintores com gás carbônico (Co2), que tem como princípio de funcionamento a extinção das chamas por abafamento, para a classe B também podem ser utilizados como agente extintor o Pó químico BC ou ABC, o BC atuará através de reação química e o ABC atuará através do abafamento cortando o suprimento de oxigênio na chama, assim como extintores com Espuma mecânica que atuará na extinção do fogo por abafamento e resfriamento.
Para os incêndios da classe A, a forma mais comum de extinção ocorre com a utilização da água como agente extintor, podendo ser utilizado também Pó Químico ABC e Espuma mecânica, a Água (H2O) atuará na extinção da chama através do resfriamento evitando a propagação das chamas, em alguns momentos também atuará por abafamento por meio de jato pulverizado.
Resolução:
Segundo a afirmativa, o abafamento é um método de extinção do fogo mais eficiente em fogos da classe A que em fogos da classe B, essa afirmativa está errada.
Como podemos ver, a maioria dos agentes extintores utilizados para extinguir as chamas de incêndios de classe B atua por abafamento cortando o comburente que geralmente é o oxigênio, colocando assim fim a reação em cadeia que gera o fogo, enquanto que para incêndios de classe A a maioria atuará por resfriamento.
Gabarito do Professor: ERRADO
Fonte bibliográfica: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Artigo: A importância das Classes de incêndio no combate ao incêndio - Ceará / 2022
Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante (INBRAEP) - Classes do Incêndio e Meios de Extinção das Chamas - Artigo - 2020
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: E. " O abafamento é um método de extinção do fogo mais eficiente em fogos da classe B, não em fogos da classe A.
Na classificação de incêndios, a classe A refere-se a incêndios em materiais sólidos, como papel, madeira e tecidos, enquanto a classe B se refere a incêndios em líquidos inflamáveis, como óleo, gasolina e produtos químicos.
O abafamento é especialmente eficaz em incêndios de classe B, onde o objetivo é cortar o suprimento de oxigênio para as chamas.
Para incêndios de classe A, é mais comum o uso de água, espuma ou outros agentes extintores que resfriam as chamas e impedem a propagação do fogo.
Classe A – Ocorre em materiais como papel, tecido, algodão, borracha, madeira e outros que queimam em profundidade e extensão e deixam resíduos. Nesse caso, o extintor que deve ser usado para combater as chamas é o à base de água.
Classe B – É o incêndio que acontece em óleo, gasolina, álcool, tinta e outros líquidos inflamáveis. Para combater esse tipo de fogo, é preciso utilizar o extintor à base de pó químico ABC, para abafar e interromper a combustão imediatamente.
Classe C – Quando o incêndio ocorre em máquinas elétricas, transformadores, geradores, quadros de força, equipamentos de informática e outros equipamentos ligados à energia ou energizados, acontece o incêndio de Classe C.
Classe D – Entre as classes de incêndio, essa é uma das menos comuns. Zircônio, zinco, titânio, lítio e urânio são alguns exemplos de metais que podem dar origem a esse tipo de incêndio, já que são propensos a ter combustão instantânea.
Classe K – Normalmente, o incêndio classe K acontece em cozinhas. Trata-se da ocorrência em óleos vegetais ou gordura animal. Nesse caso, o extintor que deve ser utilizado é específico para esse fim, já que resfria o meio de cozimento e abaixa a temperatura.
Resfriamento.
Classe A: resfriamento
Classe B: abafamento
Água (resfriamento) = Classe A. Pode ser aplicado nas classes B e C, desde que projetado em forma de neblina.
Espuma Mecânica ou Química (Abafamento) = Classe B
Dióxido de Carbono/Gás Carbônico (Abafamento) = Classe C
Pós Químicos SECOS (abafamento) = Podem ser aplicados em incêndios classe A, B e C. Os extintores podem ser do tipo BC ou ABC.
Hallon / Pó Químico ESPECIAL - Compostos Halogenados = Classe D.
Acetato de Potássio = Classe K.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo