“Contextualizando-se este momento histórico, no qual a cult...
(SIQUEIRA BATISTA, Rodrigo. Mito, filosofia e medicina na Grécia antiga. Relações entre a poesia épica, a filosofia pré-socrática e a medicina de Hipócrates. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Filosofia. p. 55).
Sobre a expressão “mito já decantado” no contexto do trecho citado, assinale a alternativa incorreta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - O tempo histórico se encarregou de separar, sem solução de continuidade, o mito e a filosofia.
A questão aborda a transição do pensamento mítico para o filosófico na Grécia Antiga, um tema central na história da filosofia. A expressão “mito já decantado” refere-se à evolução e transformação dos mitos gregos em um contexto cultural que permitiu o surgimento da filosofia.
Vamos analisar cada alternativa:
Alternativa A: Esta é a alternativa incorreta porque sugere que o mito e a filosofia foram separados sem continuidade histórica, o que vai contra a ideia de que a filosofia emergiu gradualmente do contexto cultural e intelectual proporcionado pelos mitos. Na realidade, o surgimento da filosofia foi um processo evolutivo, onde o pensamento racional se desenvolveu a partir dos elementos míticos, mantendo uma continuidade com eles.
Alternativa B: Esta alternativa está correta, pois destaca a ambiguidade entre a separação do mito e da filosofia ao mesmo tempo que reconhece a continuidade histórica entre ambos. A filosofia surgiu dentro de um ambiente cultural que já estava permeado pelos mitos, indicando uma relação de continuidade.
Alternativa C: Correta, pois menciona a necessidade de um fator exógeno para adicionar à imagem da decantação, como um evento extraordinário que justifique a tese do "milagre grego", que postula a filosofia como um fenômeno único e inovador, mas ainda assim mantendo um vínculo com a continuidade histórica.
Alternativa D: Também correta, ao afirmar que a “decantação” dos mitos forneceu uma base cultural comum para a paidéia grega, mas que essa transição não pode ser explicada apenas como uma necessidade histórica, mantendo a ambiguidade entre a continuidade e a ideia de um surgimento quase milagroso da filosofia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo