De acordo com o ACLS (Suporte Avançado de Vida Cardiovascul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1719130 Medicina
De acordo com o ACLS (Suporte Avançado de Vida Cardiovascular), o vasopressor de escolha a ser utilizado no atendimento à Parada Cardiorrespiratória em ritmo não chocável é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No atendimento à Parada Cardiorrespiratória (PCR) em ritmo não chocável, deve-se utilizar um vasopressor para melhorar a perfusão sanguínea e a sobrevida do paciente. De acordo com as diretrizes do Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS), o vasopressor de escolha a ser utilizado é a epinefrina (alternativa D). A epinefrina é um agente vasoconstritor que aumenta a pressão arterial e a perfusão sanguínea, além de também estimular o coração. A vasopressina (alternativa A) não é mais considerada o vasopressor de escolha para o tratamento da PCR, pois não apresentou benefícios significativos em estudos recentes. A amiodarona (alternativa B) é um antiarrítmico utilizado para tratar ritmos cardíacos anormais em casos específicos de PCR. Já a noradrenalina (alternativa C) é indicada em casos de PCR com ritmo chocável.

A ALTERNATIVA CORRETA É: D - Epinefrina.

JUSTIFICATIVA

De acordo com as diretrizes do ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support), a epinefrina é o vasopressor de escolha no atendimento à parada cardiorrespiratória em ritmos não chocáveis, como a assistolia e a atividade elétrica sem pulso (AESP). A epinefrina promove vasoconstrição periférica, aumentando a pressão de perfusão coronariana e cerebral, o que é essencial para maximizar as chances de retorno da circulação espontânea.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS

A - Vasopressina: Embora anteriormente incluída nas diretrizes do ACLS como uma alternativa à epinefrina, a vasopressina foi removida das recomendações atuais devido à falta de evidências de que ela apresente vantagens em relação à epinefrina.

B - Amiodarona: A amiodarona é um antiarrítmico utilizado principalmente em casos de ritmos chocáveis, como fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso, quando o ritmo não responde às primeiras tentativas de desfibrilação, e não é indicada para ritmos não chocáveis.

C - Noradrenalina: Embora seja um vasopressor utilizado para suporte circulatório em várias situações de choque, a noradrenalina não é indicada como primeira escolha para parada cardiorrespiratória em ritmo não chocável, pois não demonstrou superioridade em relação à epinefrina nesse contexto.

EM RESUMO

A epinefrina é o vasopressor de escolha para parada cardiorrespiratória em ritmo não chocável, sendo administrada a cada 3-5 minutos durante a RCP para aumentar as chances de retorno à circulação espontânea.

PONTOS CHAVE

  • Vasopressor de escolha em ritmos não chocáveis: Epinefrina.
  • Administração de epinefrina: A cada 3-5 minutos durante a RCP.
  • Vasopressina e noradrenalina: Não são recomendados para parada cardiorrespiratória em ritmo não chocável.
  • Amiodarona: Indicada para ritmos chocáveis, não para não chocáveis.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo