A obra De Magistro de Santo Agostinho, do ano 389 da era cr...
Leia o trecho a seguir para responder à pergunta seguinte.
“(...) Se a esta [a Verdade] só chegar pelas palavras de quem o interpela, não foram as palavras a lhe ensinar; mas apenas o tornaram lúcido para aprender de seu interior. Por exemplo, se te interpelando sobre este assunto que estamos tratando, que nada possa se ensinar com palavras, e a ti inicialmente parecesse absurdo, dado não poder ver com firmeza o todo, quererias consultar aquele Mestre interior; e se eu dissesse: onde aprendeste ser verdadeiro o que afirmei - se estarias correto ao garantir conhecer o que afirmo?
Poderias responder que eu as ensinei. Então eu acrescentaria: que tinha visto um homem a voar; e minhas palavras também o deixariam certo tanto quanto eu dissesse que os homens sapientes são melhores que os nescientes? Negarias com certeza, respondendo não crer na primeira destas afirmações; mesmo que acreditasses, ela seria para ti desconhecida, porém da segunda estarias certo de saber. Entenderias que nada aprendeste com elas, e mesmo tendo eu afirmado, as ignoraria, até aquilo que lhe seria conhecido, visto que ao ser interpelado sobre as partes, juraria aquela desconhecer e da outra ter conhecimento.
Assim, admitirias o que antes negou quando reconheceste como claras e certas as partes em que constam: o ouvinte ignora que sejam verdadeiras, ou não ignora que sejam falsas, ou sabe serem verdadeiras. Destas à primeira, se crê ou se opina ou se duvida; da segunda, se nega; da terceira, se confirma; mas em nenhuma se aprende. Assim está demonstrado que nem aquele que depois das palavras ignora o assunto, tampouco aquele que as reconhece como falsas, depois de ter ouvido, após interpelado poderia responder coisas semelhantes, demonstrando que por minhas palavras nada aprendera.”
(AGOSTINHO. De magistro. Editora Fi: Porto Alegre, 2015. p. 133-
135. Destaques do tradutor.).
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A alternativa correta é: D - A tese de que a consulta ao “Mestre interior”, instigada por meio da palavra dita, conduz à Verdade sugere que a Iluminação é um ato próprio do lógos humano, e que poderia ser alcançada por todos os homens por meio da iniciação filosófica.
O trecho citado do De Magistro de Santo Agostinho explora a ideia de que o verdadeiro conhecimento é alcançado internamente, através de uma espécie de "Mestre interior", que lembra muito o conceito socrático e platônico de que o conhecimento é algo que deve ser despertado dentro de cada indivíduo. Esta noção está ligada à ideia de que a palavra externa serve apenas como um estímulo para que o indivíduo atinja a compreensão plena por conta própria.
Justificativa da alternativa correta (D):
A alternativa D destaca corretamente o conceito de "Iluminação" que é próprio do lógos humano. Este conceito está associado à ideia de que a verdade e a iluminação são alcançadas através de um processo interno, instigado pela palavra dita, mas não diretamente ensinado por ela. Essa visão sugere que a verdade está dentro de todos os homens e pode ser alcançada através da reflexão e da iniciação filosófica, que é um processo mais interno do que externo.
Análise das alternativas incorretas:
A - A tese platônica de que o conhecimento não pode ser adquirido pelos sentidos é uma ideia central no pensamento platônico, mas não é o foco do trecho do De Magistro. O trecho descreve mais sobre a capacidade interna do indivíduo de compreender a verdade, ao invés de apenas rejeitar a aquisição de conhecimento pelos sentidos.
B - A afirmação de que a Verdade não pode ser ensinada se assemelha à visão socrática de que a virtude não pode ser ensinada, no entanto, o trecho de Santo Agostinho foca mais na ideia de que a verdade é encontrada internamente, ao invés de um mero paralelo com a não ensinabilidade da virtude socrática.
C - A alternativa C menciona a tese platônica da reminiscência ou anamnese, mas a referência ao "Mito de Er" não é apropriada, já que essa parte da República de Platão trata da vida após a morte e a escolha das almas, e não especificamente do conceito de reminiscência discutido no trecho.
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