Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna: ...
Leia o trecho abaixo para responder à questão seguinte:
“E assim como uma coisa é dita verdadeira por comparação com a sua medida, assim também o sentido ou o intelecto cuja a medida é a coisa fora da alma. Donde, o sentido ser dito verdadeiro quando, pela sua forma, conforma-se à coisa existente fora da alma. E assim, entende-se que o sentido acerca do sensível próprio é verdadeiro. E também deste modo o intelecto que apreende aquilo-que-algo-é sem composição e divisão, sempre é verdadeiro como é dito no livro III Sobre a alma.”
(AQUINO, Tomás de. Exposição sobre o Perihermeneias. Livro I,
cap. 3. In AQUINO, 1999 pp. 89-90. - Comentário ao Tratado
da Trindade de Boécio).
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A alternativa correta é: B - o ente e o intelecto.
Para entender por que essa é a resposta correta, precisamos nos debruçar um pouco sobre o pensamento de Tomás de Aquino, especialmente sua concepção de verdade. Aquino, um dos mais influentes filósofos medievais, segue a tradição aristotélica e aborda a verdade na relação entre o intelecto e o ente. Em sua obra, ele explora a ideia de que o intelecto é verdadeiro quando se conforma à realidade externa, ou seja, ao ente.
A concepção de verdade em Tomás de Aquino é, portanto, relacionada à adequação ou correspondência entre o intelecto e as coisas ou entes que existem fora da mente. Isso é essencial para compreender a resposta correta, pois a definição de verdade inclui tanto o conceito de ente (o que existe) quanto o intelecto (a capacidade de apreensão do que existe).
A alternativa correta:
B - o ente e o intelecto: Esta alternativa é correta porque se alinha precisamente com a ideia de que a verdade envolve a relação entre o intelecto e o ente, algo que Tomás de Aquino enfatiza. O intelecto "mede" a verdade ao se conformar ao ente, ou seja, às coisas que existem.
Análise das alternativas incorretas:
A - o ser e a verdade: Embora "ser" e "verdade" sejam conceitos filosóficos importantes, essa alternativa não reflete a ideia de que a verdade é uma conformidade entre o intelecto e o ente. Aqui, falta o foco na interação entre o intelecto e a realidade externa.
C - a verdade e a realidade: Esta alternativa falha em incluir o papel crucial do intelecto. Apenas mencionar "realidade" e "verdade" omite o aspecto da apreensão intelectual que é central na discussão de Aquino sobre a verdade.
D - a sensação e o intelecto: Apesar de a sensação ser um meio de apreender a realidade, a questão de Tomás de Aquino é mais focada no intelecto e na sua capacidade de compreender o ente. A sensação não abrange a totalidade da apreensão intelectual da verdade.
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