Na obra Fundamentação da metafísica dos costumes (KANT, I. ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão proposta é a Alternativa A: Como fórmula da lei da natureza, fórmula da humanidade e fórmula da autonomia.
Na obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes, o filósofo Immanuel Kant desenvolve o conceito de imperativo categórico, que é um princípio fundamental em sua ética. Esse conceito é uma regra moral que deve ser seguida independentemente das circunstâncias, ou seja, é incondicional. Kant apresenta três formulações principais para o imperativo categórico:
- Fórmula da Lei da Natureza: Age apenas segundo aquela máxima que possas ao mesmo tempo querer que se torne uma lei universal. Essa fórmula sugere que uma ação é moralmente correta se puder ser universalizada sem contradição.
- Fórmula da Humanidade: Age de tal modo que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como um fim e nunca simplesmente como um meio. Esta formulação enfatiza o respeito pela dignidade humana.
- Fórmula da Autonomia: Age apenas de acordo com máximas que possam ao mesmo tempo ser leis universais na condição de um legislador universal. Aqui, Kant destaca a importância da liberdade e da autonomia do indivíduo na definição de suas ações.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa B: Inclui a "fórmula hipotética", que não faz parte das três formulações do imperativo categórico. Fórmulas hipotéticas estão associadas a imperativos condicionais, que não são a base da ética kantiana.
Alternativa C: Lista a fórmula da humanidade, fórmula da lei da natureza e fórmula da universalidade. Embora a fórmula da universalidade possa parecer correta à primeira vista, ela não é uma das expressões formais específicas do imperativo categórico, como a autonomia.
Alternativa D: Refere-se à fórmula da justiça e fórmula da beneficência, que não são formulações do imperativo categórico. Esses conceitos podem estar relacionados a discussões éticas mais amplas, mas não são as formulações kantianas mencionadas na questão.
Espero que esta explicação tenha ajudado a clarificar a escolha da resposta correta. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo