“Começarei esta carta com minhas observações sobre o livro ...
(DESCARTES, R. Ouvres des Descartes. II, p. 380. apud MEDEIROS, D. Descartes e o fundamento metafísico da inércia natural dos corpos na correspondência com Mersenne. In: Modernos & Contemporâneos, Campinas, v. 1, n. 2., jul./dez., 2017. p. 71).
Considerando este trecho da carta de Descartes a Mersenne sobre os Discursos de Galileu e seus conhecimentos sobre o pensamento cartesiano, assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Mesmo tendo procedido corretamente ao apresentar razões matemáticas para explicar o movimento dos corpos, Descartes entende que Galileu não havia avançado de modo suficiente no método, assumindo como válidas razões que se fundam em aspectos contingentes da matéria, sem conseguir sair do campo do empírico.
Explicação: Este trecho faz parte de uma crítica de Descartes a Galileu. Descartes reconhece que Galileu utiliza as razões matemáticas, que são uma parte importante da filosofia natural moderna. No entanto, ele critica Galileu por não seguir aprofundadamente o método cartesiano que busca as primeiras causas e fundamentos sólidos para o entendimento da natureza. Descartes acredita que Galileu permanece no campo do empírico, ou seja, nas observações e experimentos concretos, sem atingir o nível de abstração filosófica que ele considera ideal.
Por Que as Outras Alternativas Estão Incorretas:
A - A crítica de Descartes não está relacionada ao uso de aspectos qualitativos por Galileu, mas sim à falta de uma base fundamental e metafísica em suas explicações. Descartes valoriza o uso da matemática, mas ressalta que Galileu não aprofundou nas causas primeiras.
C - Esta alternativa sugere que Descartes considera a res extensa de Galileu como algo relacionado a qualidades imediatas. Na verdade, Descartes considera a res extensa como extensão, uma ideia mais abstrata e matemática, que Galileu não explorou completamente. O erro de Galileu, segundo Descartes, foi não ir além do empírico e das qualidades perceptíveis.
D - Embora esta alternativa mencione corretamente que Descartes louva o uso da matemática, ela sugere que a falha de Galileu foi apenas não começar pelas primeiras causas. A crítica de Descartes é mais sutil, apontando que Galileu não alcançou a profundidade filosófica necessária ao ficar no empírico e não se afastar das observações meramente práticas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo