Quando se lê no trecho citado que “nosso pensamento é um re...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - Trata-se das impressões na mente advindas pelas sensações exteriores ou interiores.
Para compreender essa questão, é essencial entender o pensamento de David Hume sobre percepções do espírito. No seu "Ensaio sobre o Entendimento Humano", Hume distingue entre impressões e ideias. As impressões são as percepções mais vivas, aquelas que experimentamos diretamente através dos sentidos ou das emoções. Já as ideias são cópias destas impressões, menos vívidas e que aparecem quando refletimos sobre essas impressões.
Vamos analisar as alternativas para entender por que a alternativa B é a correta:
A - Trata-se de um objeto real fora da mente: Esta alternativa está incorreta. Hume não está se referindo a objetos reais externos à mente, mas sim àquilo que a mente experimenta e, posteriormente, reflete sobre. Ele fala sobre as percepções internas e como elas são vividas inicialmente como impressões.
B - Trata-se das impressões na mente advindas pelas sensações exteriores ou interiores: Esta é a resposta correta. Hume explica que as impressões são as percepções diretas e vívidas na mente, resultantes das experiências sensoriais e emocionais. Estas impressões são, então, transformadas em ideias, que são menos vivas e mais reflexivas.
C - São as qualidades primárias captadas das coisas através das experiências: Esta alternativa é enganosa. Hume não faz distinção entre qualidades primárias e secundárias como Locke. Ele foca nas impressões e ideias como formas de percepção e não nas qualidades intrínsecas dos objetos.
D - São as próprias ideias: Esta opção está incorreta. Ideias, na concepção de Hume, são as percepções menos vivas, derivadas das impressões. Assim, não são as ideias o que é copiado ou refletido; são as impressões que dão origem às ideias.
A compreensão central aqui é a distinção entre o que é diretamente experimentado (impressões) e o que é refletido na mente (ideias). Hume enfatiza que as ideias são cópias das impressões, menos intensas e vívidas, representando aquilo que a mente reflete após a experiência inicial.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo