No título “A dor que dói mais” temos na palavra em destaque ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (17)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - advérbio
Vamos entender o tema da questão: estamos analisando a palavra "mais" no título "A dor que dói mais". A questão foca em reconhecer a função dessa palavra dentro da frase, o que exige conhecimento de Morfologia, um ramo da gramática que estuda a formação e classificação das palavras.
Justificativa da alternativa correta:
A palavra "mais" atua como um advérbio. Os advérbios são palavras que modificam o sentido de verbos, adjetivos ou outros advérbios, indicando circunstâncias de modo, tempo, intensidade, entre outras. No contexto do título, "mais" está intensificando a ideia de "dor", indicando que é a dor que "dói em maior grau".
Análise das alternativas incorretas:
B - conjunção: Conjunções são palavras que ligam orações ou termos semelhantes em uma frase. A palavra "mais" não está cumprindo essa função no título.
C - preposição: Preposições são palavras que relacionam dois elementos em uma oração, como "de", "para", "com". A palavra "mais" não estabelece esse tipo de relação no contexto apresentado.
D - interjeição: Interjeições expressam emoções ou reações imediatas, como "oh!", "ah!". "Mais" não expressa emoção; é, portanto, inadequado classificá-lo como interjeição aqui.
E - substantivo: Substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, etc. "Mais" não está sendo usado para nomear nada, mas sim para intensificar a dor, logo, não é um substantivo.
Com essas explicações, entendemos por que a alternativa A é a correta, pois "mais" está sendo usado como um advérbio de intensidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa aí foi para não deixar o candidato zerar na prova. Um presente. Alternativa A.
ADVERBIO DE INTENSIDADE???
A questão é de morfologia e quer que saber a classificação morfológica do termo destacado em “A dor que dói mais”. Vejamos:
.
A) advérbio
Certo. "Mais" é advérbio de intensidade e modifica o verbo "dói".
Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.
Advérbios de intensidade (intensificam algo): muito, mui, pouco, assaz, bastante, mais, menos, tão, demasiado, meio, todo, completamente, profundamente, demasiadamente, excessivamente, demais, nada, ligeiramente, levemente, que, quão, quanto, bem, mal, quase, apenas, como.
.
B) conjunção
Errado.
Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).
.
C) preposição
Errado.
Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.
As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
.
D) interjeição
Errado.
Interjeição: palavra invariável que exprime emoções e sentimentos que envolvem o falante. É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções e sentimentos. Ex.: Caramba! Puxa vida! Meu Deus! Que pena! Bravo! Psiu! Fora! Silêncio! Adues! Coitado! Cruzes!
.
E) substantivo
Errado.
Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.
.
Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
.
Gabarito: Letra A
Advérbio de Intensidade.
- muito
- pouco
- menos
- MAIS
- tão
- bastante
- demasiado
- exclusivamente
- completamente...
A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo