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Q1950940 Filosofia
Leia os trechos da Seção II do Ensaio sobre o Entendimento Humano (1748), de D. Hume, citados abaixo para responder à questão seguinte.

    “Cada um admitirá prontamente que há uma diferença considerável entre as percepções do espírito, quando uma pessoa sente a dor do calor excessivo ou o prazer do calor moderado, e quando depois recorda em sua memória esta sensação ou a antecipa por meio de sua imaginação. (...)”

    “Podemos observar uma distinção semelhante em todas as outras percepções do espírito. Um homem à mercê dum ataque de cólera é estimulado de maneira muito diferente da de um outro que apenas pensa nessa emoção. Se vós me dizeis que certa pessoa está amando, compreendo facilmente o que quereis dizer-me e formo uma concepção precisa de sua situação, porém nunca posso confundir esta ideia com as desordens e as agitações reais da paixão. Quando refletimos sobre nossas sensações e impressões passadas, nosso pensamento é um reflexo fiel e copia seus objetos com veracidade, porém as cores que emprega são fracas e embaçadas em comparação com aquelas que revestiam nossas percepções originais. (...) E as impressões diferenciam-se das idéias, que são as percepções menos vivas, das quais temos consciência, quando refletimos sobre quaisquer das sensações ou dos movimentos acima mencionados.”


(HUME, D. Ensaio sobre o entendimento humano. Trad. Anoar Aiex.
Versão eletrônica. Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000027.p
df>. Acesso em: 04/ago/2021. p.10).

Explorando ainda um pouco mais a metáfora do espelho, podemos especular sobre a razão para que o reflexo ou a cópia ser, no pensamento, “embaçada”, com “cores mais fracas” do que os materiais originais. Além disso, já na seção III do Ensaio sobre o entendimento humano, Hume passa a tratar das associações entre as ideias e falará de princípios de associação como princípios de funcionamento do próprio entendimento. Sobre as implicações destes desenvolvimentos para a Epistemologia e para a própria ideia de Ciência, assinale a alternativa evidentemente incorreta.
Alternativas

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A alternativa D é a incorreta. Vamos entender por quê.

David Hume, em seu "Ensaio sobre o Entendimento Humano", faz distinções importantes entre impressões e ideias. As impressões são percepções mais vivas, como sensações e emoções que experimentamos diretamente. Em contraste, as ideias são percepções menos vivas, cópias ou reflexos das impressões, que surgem quando pensamos ou lembramos dessas experiências.

Quando falamos sobre as implicações dessas ideias para a Epistemologia e a Ciência, Hume desafia o ideal clássico de ciência como conhecimento universal e necessário, movendo o foco para o interior do pensamento e os padrões de funcionamento da mente.

Vamos analisar cada alternativa:

A - Esta alternativa está correta ao apontar que a ideia de necessidade na ciência precisa ser revisada, considerando o foco na atividade mental e nos padrões de funcionamento do entendimento, de acordo com a filosofia empírica de Hume.

B - Esta alternativa também está correta. Hume argumenta que, embora nossa mente possa parecer passiva na captação de impressões, ela desempenha um papel ativo na formação de ideias, o que implica uma revisão no modo como entendemos o conhecimento científico.

C - A alternativa está correta ao destacar o ceticismo de Hume sobre a causalidade e a necessidade. Hume sugere que o maior grau de certeza que podemos alcançar está relacionado aos sentimentos e às ciências morais, movendo o fundamento da ciência para a atividade racional interna.

D - Esta é a alternativa incorreta. Ela erroneamente atribui a Hume os princípios da lógica clássica (princípio de contradição, identidade, terceiro excluído) como princípios de funcionamento do entendimento. Hume, na verdade, identifica três princípios de associação de ideias: semelhança, contiguidade e causa e efeito. Portanto, a lógica clássica não é a base do entendimento humano na visão de Hume, e isso representa um erro nessa alternativa.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor o tema da questão e as nuances do pensamento de Hume. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

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Comentários

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Defensor do empirismo, o escocês afirma que todo processo de entendimento inicia-se com impressões. Não seria possível desvincular o pensamento das sensações. O autor define que as sensações são as únicas capazes de serem comprovadas. Partido deste principio basta aplicar os princípios lógicos sobre os objetos analisados para se obter uma resposta epistemológica do que está sendo analisado.

Hume aceita apenas três princípios de conexão de ideias: o princípio de semelhança, o princípio de contiguidade no tempo e no espaço, e o princípio de causa e efeito.

na alternativa e são os principios da lógica aristotélica.

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