No excerto “Saudade do pai que já morreu” temos um exemplo d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1783899 Português
O texto abaixo é um fragmento de uma crônica de Martha Medeiros e servirá de subsídio para a questão: 

A DOR QUE DÓI MAIS

Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.

Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que já morreu. Saudade de um amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos

cabelos brancos. Doem essas saudades todas.
No excerto “Saudade do pai que já morreu” temos um exemplo do uso do pronome relativo que com a função de substituir um termo mencionado anteriormente, no caso: o pai. Poderíamos ainda substituir perfeitamente o vocábulo que por “o qual” e assim novamente observar a função do que como pronome relativo. Porém, na língua portuguesa temos outros pronomes relativos. Nesse sentido, assinale a única alternativa que na palavra em destaque NÃO há a ocorrência de um pronome relativo:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D

Tal absurdo eu não cometeria. O termo sublinhado é pronome demonstrativo.

PRONOMES RELATIVOS

   QUE;

   QUEM;

   QUANTO;

   O QUAL;

   ONDE;

   CUJO.

Dica: É importante saber quais são os pronomes relativos e quais são os pronomes Demonstrativos, porém se deve atentar que uma palavra pode ter tanto valor de pronome quanto de conjunção.

Ex.: o ''QUE'' pode ser pronome relativo (retoma um antecedente/sujeito) ou pode ser uma conjunção Explicativa.

A dica então é: para saber o valor de uma palavra dentro de um período (oração), substitua ela por outra palavra que equivale ao mesmo valor que se pretende encontrar. Ex.:

Tal absurdo eu não cometeria. >> Este (esse) absurdo eu não cometeria. >> Logo, percebe-se o valor de Pron. Demonstrativo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo