A definição de fato social e o significado da expressão “os...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a B - Generalidade, exterioridade e coercitividade. Vejamos o porquê dessa resposta ser a correta e vamos entender melhor o contexto da obra de Émile Durkheim.
Émile Durkheim é um sociólogo fundamental no estudo dos fatos sociais. Em sua obra As Regras do Método Sociológico, ele define os fatos sociais como aspectos da vida social que influenciam os indivíduos de maneira externa e são dotados de poder coercitivo. Para entender essa definição, Durkheim apresenta três conceitos centrais:
- Generalidade: Os fatos sociais são caracterizados por serem comuns a muitos indivíduos, ou seja, não são fenômenos isolados, mas sim padrões ou normas que se repetem em uma sociedade.
- Exterioridade: Eles existem independentemente das vontades individuais, estando presentes na sociedade antes do nascimento de um indivíduo e permanecendo após sua morte.
- Coercitividade: Os fatos sociais exercem pressão ou força sobre os indivíduos, que se sentem compelidos a conformar-se, mesmo que de forma inconsciente, a esses padrões.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Consciência coletiva, Interioridade e Inconsciente social: Embora a consciência coletiva seja um conceito importante para Durkheim, as ideias de "interioridade" e "inconsciente social" não se alinham com sua definição de fatos sociais, que são externos e coercitivos, ao contrário do que "interioridade" sugere.
C - Liberdade, fraternidade e igualdade: Estes são princípios associados à Revolução Francesa, não conceitos da teoria sociológica de Durkheim. Não têm relação direta com a definição de fatos sociais.
D - Estrutura social, enraizamento e liberdade: Embora "estrutura social" possa ter alguma conexão com a obra de Durkheim, "enraizamento" e "liberdade" não são termos que ele usa para descrever fatos sociais, já que são caracterizados pela exterioridade e coercitividade, não pela liberdade dos indivíduos.
Compreender essas distinções é essencial para entender como Durkheim conceitua a sociedade e os elementos que a compõem, destacando a importância dos fatos sociais na formação e manutenção da ordem social.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo Durkheim, o fato social está na percepção do indivíduo. Por isso, o comportamento do ser humano será condicionado por realidades sociais que limitam as atitudes aceitas pela sociedade. O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo