Leia o texto a seguir. “uma atividade da administração públ...
“uma atividade da administração pública que se expressa por meios de atos normativos ou concretos, com fundamento na supremacia geral e, na forma da lei, de condicionar a liberdade e a propriedade dos indivíduos mediante ações fiscalizadoras, preventivas e repressivas.”
Disponível em: <https://www.qconcursos.com/questoes-deconcursos/questoes/6938e55a-59>. Acesso em: 26 mar. 2024. [Adaptado].
O conceito acima se refere ao poder
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA B
O poder de polícia é uma prerrogativa do Estado que permite a regulamentação, fiscalização e controle de atividades individuais e coletivas. O objetivo é garantir o bem-estar social e a ordem pública.
O poder de polícia pode ser exercido por meio de atos legislativos e administrativos, que limitam direitos individuais em favor do bem comum. Por exemplo, o Estatuto do Desarmamento é um exemplo de poder de polícia na função legislativa, pois restringe o direito de portar arma de fogo.
O poder de polícia está relacionado a princípios administrativos, como a legalidade, a proporcionalidade, a razoabilidade e a culpabilidade.
O poder de polícia se desenvolve em quatro fases, que correspondem a diferentes modos de atuação do Estado: Ordem de polícia, Consentimento de polícia, Fiscalização de polícia, Sanção de polícia.
O poder de polícia é visto como uma atividade negativa, que impõe uma abstenção ao particular, condicionando o exercício das liberdades individuais.
Acrescentando:
- PODER DISCIPLINAR: É o poder atribuído a Administração Pública para aplicar sanções administrativas aos seus agentes e a particulares vinculados à administração pela prática de infrações de caráter funcional.
- PODER DE POLÍCIA: É o poder conferido à Administração, para restringir, frenar, condicionar, limitar o exercício de direitos e atividades econômicas dos particulares para preservar os interesses da coletividade.
- PODER HIERÁRQUICO: A hierarquia e consequentemente o poder hierárquico existem no âmbito das atividades administrativas e compreende a prerrogativa que tem a Administração para coordenar, controlar, ordenar e corrigir as atividades administrativas dos órgãos e agentes no seu âmbito interno.
- "PODER" ADMINISTRATIVO: Em verde, o uso de poder, que é o poder administrativo representando uma prerrogativa especial de direito público outorgada aos agentes do Estado.
Hely Lopes Meirelles descreve que o poder de polícia é a faculdade que dispõe a administração pública de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades, e direitos individuais em benefício da coletividade ou do próprio Estado.
ADENDO
Caso você encontre alguma questão de prova dizendo que o poder de polícia é IGUALMENTE preventivo e repressivo, considere o item CORRETO.
Caso você encontre alguma questão de prova dizendo que o poder de polícia é PREDOMINANTE preventivo, considere CORRETO também.
Caso você encontre alguma questão de prova dizendo que o poder de polícia é PREDOMINANTE repressivo, considere o item ERRADO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo