Quando se lê nas Orientações Curriculares para o Ensino Méd...
Leia o trecho abaixo para responder à questão seguinte.
“Com a promulgação da Lei 11.684, de 2 de junho de 2008, a Filosofia volta a ser uma disciplina obrigatória nas escolas brasileiras, função que ela não desempenhava desde 1961 (Lei nº 4.020/61). Segundo a nova lei, o ensino de Filosofia (assim como o de Sociologia) assume um caráter de obrigatoriedade em todas as séries do ensino médio, a última etapa da educação básica no país. Diante desse cenário, profissionais envolvidos com o ensino, principalmente com o ensino de Filosofia – sejam eles professores universitários, de ensino médio ou mesmo estudantes – são novamente convocados a pensar questões fundamentais sobre a disciplina: é preciso saber por que, afinal de contas, deve-se ensinar Filosofia para os jovens do ensino médio, e quais conteúdos e metodologias devem ser empregados para atingir esses objetivos.”
(DA SILVA, T. C.. A Filosofia no Ensino Médio: Por que, o que e
como ensiná-la? In: Humanidades em diálogo. Vol. IV, N. I,
Jun. 2011. p. 201).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C
A questão apresentada aborda a importância da Filosofia no currículo do ensino médio, destacando a ênfase na História da Filosofia e no texto filosófico como metodologias centrais para o ensino da disciplina. Para responder corretamente, é necessário entender o papel da Filosofia na educação básica, como ela foi restabelecida como disciplina obrigatória e a orientação das diretrizes curriculares sobre como deve ser ensinada.
Justificação da Alternativa Correta (C): A alternativa C está incorreta porque sugere uma restrição do ensino de Filosofia apenas à História da Filosofia e aos textos filosóficos. Embora esses elementos sejam centrais, o ensino de Filosofia não se limita a eles, devendo também envolver práticas que estimulam o pensamento crítico, a argumentação e a compreensão dos problemas contemporâneos.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Esta alternativa está correta. Ensinar Filosofia envolve, de fato, ensinar a História da Filosofia e proporcionar o contato com as principais fontes e temas filosóficos. Isso está em linha com as orientações curriculares que valorizam a centralidade desses elementos.
B - Esta alternativa também está correta. Ela menciona a obrigatoriedade do Estado e o direito dos estudantes em se conectar com a tradição filosófica e os problemas que a humanidade enfrentou, o que é coerente com a proposta de oferecer uma educação filosófica abrangente.
D - Esta alternativa está correta ao afirmar que a centralidade da História da Filosofia e do texto filosófico oferece segurança e confiabilidade no processo educacional. Além disso, ela destaca a importância da aprendizagem da argumentação e da divergência, que são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades sócio-emocionais dos estudantes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Qualquer palavra que tenha o objetivo de restringir o campo de atuação do objeto em questão deve ser tomado com a máxima desconfiança.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo