Suponha que uma mulher de 56 anos de idade, em pós-menopaus...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1102138 Medicina

Suponha que uma mulher de 56 anos de idade, em pós-menopausa, procure a unidade básica de saúde com o resultado do ultrassom ginecológico e da colpocitologia, apresentados a seguir.

Laudo de ultrassom obstétrico: útero em anteversoflexão, contornos regulares e com 103 cc de volume. Endométrio heterogêneo, com 18 mm de espessura. Ovários não visibilizados. Ausência de massas pélvica ou líquido livre na pelve.

Colpocitologia oncótica: amostra satisfatória. Epitélio escamoso típico e escasso, indicando atrofia e inflamação. Presença de células endometriais atípicas. Flora constituída por cocos.

Em relação à hipótese diagnóstica clínica, é correto afirmar que os achados:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os achados apresentados indicam uma possível suspeita de câncer de endométrio. A espessura do endométrio de 18 mm é maior do que o normal e pode indicar hiperplasia endometrial, que é um possível precursor do câncer de endométrio. Além disso, a presença de células endometriais atípicas também é um sinal de alerta para essa doença. A presença de inflamação e flora bacteriana não está diretamente relacionada ao câncer de endométrio. É importante que a paciente seja encaminhada para uma avaliação mais detalhada com um especialista em ginecologia/oncologia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo