A tempestade que impulsiona o anjo para trás, que o impede ...
Leia o texto abaixo para responder à pergunta seguinte.
Teses sobre o conceito da história (§ 9)
Walter Benjamin
"Minhas asas estão prontas para o voo,
Se pudesse, eu retrocederia
Pois eu seria menos feliz
Se permanecesse imerso no tempo vivo."
(Gerhard Scholem, Saudação do anjo).
“Há um quadro de Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso.”
(BENJAMIN, W. As Teses sobre o Conceito de História. In: Obras
Escolhidas, Vol. 1, p. 222-232. São Paulo, Brasiliense, 1985).
(CANTINHO, M. J. Walter Benjamin e a história messiânica: contra a visão histórica do Progresso. Universidade Nova de Lisboa. In: Cadernos Benjaminianos. Disponível em: < http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernosbenja minianos/article/view/5309/4717 >. Acesso em: 08/08/2021.)
Benjamin recorre a conceitos importantes da tradição judaica. Assinale a alternativa que lista estes conceitos de forma correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A - Rememoração, promessa e redenção é a correta.
Para entender por que essa é a alternativa correta, é importante considerar o contexto da obra de Walter Benjamin, especialmente em suas "Teses sobre o conceito de história". Benjamin utiliza conceitos da tradição judaica para criticar a visão linear e progressista da história que é típica do historicismo.
Rememoração é um conceito central na filosofia de Benjamin, que se refere à forma como o passado é trazido para o presente, permitindo que eventos históricos sejam reconsiderados e reinterpretados.
Promessa, no contexto da tradição judaica, refere-se às expectativas messiânicas e ao potencial de transformação radical que o futuro pode trazer, enquanto a redenção está ligada à esperança de um futuro em que as injustiças do passado sejam corrigidas e a humanidade possa alcançar um estado de libertação e paz.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
B - Messias, reminiscência e profecia: Embora "Messias" seja um conceito relevante, as ideias de "reminiscência" e "profecia" não capturam adequadamente os temas centrais do texto de Benjamin, especialmente no que diz respeito à crítica da noção de progresso.
C - Alegoria, topologia e escatologia: Estes são conceitos filosóficos e teológicos, mas não são diretamente associados aos conceitos que Benjamin utiliza em seu texto específico sobre a história.
D - Cabala, messias e prometido: Embora a "Cabala" e o "Messias" sejam parte da tradição judaica, "prometido" não é um conceito central nos escritos de Benjamin sobre a história.
Benjamin critica a ideia de progresso como uma força que impulsiona o anjo da história para o futuro sem permitir que ele resgate o passado. Essa visão nos convida a refletir sobre como os eventos históricos são interpretados e as possibilidades de mudança radical na história.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eu agradeceria se uma boa alma explicasse a questão
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo