O processo inexorável de racionalização da sociedade moderna...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - capacidade para superar a fragmentação dos interesses políticos e a desarticulação setorial e construir consensos amplos em torno de estratégias políticas abrangentes.
A questão aborda a relevância da burocracia nas sociedades modernas, especialmente em um contexto de racionalização da sociedade, avanço tecnológico e crise de credibilidade da classe política. A burocracia, segundo a literatura, possui diversas capacidades que a tornam fundamental para o funcionamento do Estado e para a formulação e implementação de políticas públicas.
Para resolver a questão, é necessário compreender os diferentes papéis que a burocracia pode desempenhar:
- Formular intenções políticas: A burocracia pode expressar metas baseadas em suas próprias visões de mundo, contribuindo para a direção política do governo.
- Comando e gerenciamento: É essencial que a burocracia tenha qualificações para comandar e gerenciar atividades governamentais, assim como controlar a implementação de decisões públicas.
- Concorrência por recursos: A burocracia também participa da competição pelo preenchimento de cargos governamentais, através da alocação de recursos orçamentários.
- Adequação a rotinas públicas: A burocracia deve ser capaz de ajustar suas intenções a procedimentos governamentais já estabelecidos, formulando políticas que sejam viáveis e adequadas às rotinas públicas.
Contudo, a alternativa B está correta porque aponta uma capacidade que a burocracia não necessariamente possui em comparação com as outras listadas. A superação da fragmentação dos interesses políticos e a construção de consensos amplos em torno de estratégias políticas abrangentes normalmente são desafios maiores para a burocracia, que costuma operar em um contexto de especialização e segmentação de funções. A burocracia tende a ser mais eficiente na implementação de políticas já definidas do que na articulação política ampla, que frequentemente exige um nível de negociação e consenso que vai além de suas capacidades técnicas e administrativas.
Dessa forma, a alternativa B destaca uma limitação clássica da burocracia moderna, justificando por que ela não atende a esse requisito específico de se tornar governo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão pede o item errado. Note-se que o processo político é formado por complexas interrelações entre os mais diversos agentes (representantes eleitos, sociedade etc). Portanto, como o sistema burocrático (e qualquer outro) poderia superar a fragmenetação dos interesses sociais e políticos e construir "consensos amplos" em torno de desdobramentos e mesmo fomento de políticas públicas?
LETRA B
A questão pede o item errado, ou seja, o que não é BUROCRÁTICO:
a) ... METAS - BUROCRÁTICO;
b) ERRADA - POIS FALOU DE ESTRATÉGIAS, E ISSO PERTENCE AO MODELO GERENCIAL
c) COMPETIÇÃO, para preenchimento de cargos, CONCURSOS - foram criados no modelo burocrático
d) CONTROLAR - o controle faz parte da administração burocrática;
e) ADEQUAÇÃO A ROTINAS
Para mais detalhes: http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/pped/defesas/05-Rafael_Pires_Nogueira.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo