O Banco Central lançou no dia 19 de fevereiro de 2020 um ser...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1783911 Conhecimentos Bancários
O Banco Central lançou no dia 19 de fevereiro de 2020 um serviço que promete tornar mais rápida a realização de pagamentos e transferências online entre pessoas, empresas e entes governamentais. O novo serviço deve ser disponibilizado a partir de novembro deste ano. Com o serviço, a população terá uma nova alternativa para efetuar transações, além dos modelos tradicionais já existentes, como TED, DOC, boleto, cheque e cartões, afirma o BC. A ferramenta estará disponível a qualquer dia do ano, sem limite de horário, e com o dinheiro imediatamente disponível ao recebedor. Estamos falando do:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: LETRA A

Fonte: Marina Cordeiro (SQ Estratégia)

SOBRE O PIX

(SQ Estratégia) O Pix é uma forma (ou meio) de realizar pagamento criado pelo Banco do Brasil, em operação no país desde 2020. (ERRADO)

  • Prezados, quem criou o PIX foi o BANCO CENTRAL.

===

(SQ Estratégia) Atualmente, um pagamento por Pix pode ser feito usando conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. (CERTO)

  • Portal do BANCO CENTRAL – O que é Pix? 2020.
  • “O que é Pix?
  • Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.”
  • Fonte: < https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix>.

===

(SQ Estratégia) Alguns bancos cobram uma tarifa para a utilização do Pix por Pessoas Jurídicas. (CERTO)

  • Isso mesmo, pessoal. Nem todos os bancos cobram tarifas (a exemplo do Nubank), porém, outros bancos (a exemplo do Itaú) cobram em média 1,45% do valor transferido, sendo limitado a R$ 9,60.
  • Segundo o Banco Central, fica a cargo de a instituição financeira decidir se irá cobrar e quanto irá cobrar.

===

(SQ Estratégia) O Pix pode ser utilizado para o pagamento de impostos federais. (CERTO)

  • Isso aí. Para facilitar o pagamento e recolhimento de tributos federais, como impostos, taxas e contribuições que devem ser feitas pelas empresas brasileiras, a Receita Federal incluiu a utilização do Pix.

===

(SQ Estratégia) Os pagamentos pelo Pix podem ser realizados por meio de Chave Pix, QR Code e Dados Bancários. (CERTO)

  • Perfeito. Apesar de pouco usual, devido à grande divulgação das chaves pix, lembrem-se que os dados bancários também poderão ser utilizados.

===

(SQ Estratégia) Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. (CERTO)

  • Correto, pessoal. Podemos transferir qualquer valor mínimo pelo Pix, inclusive R$ 0,01.
  • OBS: As instituições que oferecem pagamentos por Pix podem estabelecer limites máximos de valor.

===

(SQ Estratégia) O Pix possui um campo para mensagens personalizadas. (CERTO)

  • Ao entrar na tela de transferência de dinheiro do PIX, você deve colocar o valor e escolher a pessoa para qual quer enviar o dinheiro. Depois disso, antes de confirmar a transferência, você pode digitar uma mensagem no campo específico, com limite de 140 caracteres.

===

(SQ Estratégia) No ecossistema do Pix, o Banco central atua como Regulador do sistema e Gestor das plataformas operacionais. (CERTO)

  • No papel de Regulador do Pix, o Banco Central determina diversas regras que os participantes precisam seguir. Por sua vez, no papel de Gestor das plataformas, o Banco Central disponibiliza, para os participantes, dois sistemas: DICT e SPI.

===

(SQ Estratégia) Não há previsão para a implementação de conta salário no Pix, tendo em vista desse sistema estar associado exclusivamente aos bancos comerciais. (ERRADO)

Aproveitando a deixa, ajudem esse pobre concurseiro ralador a pagar uma assinatura premium. Um real ajuda.

Pix: 068.553,833-86

Agradeço!

LETRA A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo