A gestão da Saúde Pública no Brasil é fragmentada e organiza...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2693484 Odontologia

A gestão da Saúde Pública no Brasil é fragmentada e organizada em níveis de atenção. Um modelo foi adotado para dividir os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por categorias determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que buscam promover, restaurar e manter a saúde dos indivíduos.


O nível primário desse sistema é caracterizado por:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

A questão aborda o modelo de organização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, que é baseado em níveis de atenção à saúde. Esse modelo é fundamental para garantir o acesso universal e integral aos serviços de saúde. O SUS é dividido em três níveis principais: atenção primária, atenção secundária e atenção terciária, cada um com funções e serviços específicos.

Justificativa da Alternativa Correta (D): A alternativa D está correta porque descreve o papel da atenção primária no SUS. Este nível é a porta de entrada do sistema e é responsável por promover a saúde, prevenir doenças e tratar problemas de saúde comuns. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são fundamentais neste nível, oferecendo serviços como consultas, exames básicos e procedimentos simples.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: Embora mencione profissionais de saúde que atuam na comunidade, a descrição está parcialmente correta. No entanto, a ênfase na atuação apenas na UBS e a falta de menção ao papel de coordenação e continuidade do cuidado na atenção primária tornam-na inadequada como descrição do nível primário.

B: Esta opção descreve serviços que pertencem à atenção secundária, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais, que oferecem atendimentos especializados e de urgência.

C: Esta alternativa refere-se à atenção terciária, que inclui hospitais regionais responsáveis por procedimentos complexos e manutenção dos sinais vitais em situações críticas.

E: Também descreve a atenção terciária, citando hospitais universitários que lidam com casos complexos que não puderam ser resolvidos em níveis inferiores.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o tema e as alternativas! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo